Doe Agora!

26 de junho: dia internacional do combate à tortura


26 de junho: dia internacional do combate à tortura

Exposição "Sala Escura da Tortura / Instituto Frei Tito de Alencar

O dia 26 de junho é o Dia Internacional do combate à tortura. A Organização das Nações Unidas instituiu a data como o dia internacional de apoio às vítimas de tortura. 

No último relatório mundial da Human Rights Watch (organização internacional em direitos humanos), de 2017, destaca o Brasil como um país onde a prática de tortura, apesar de crime, ainda existe e muitas vezes sem que haja a devida investigação e punição. Uma exceção foi a condenação de 12 funcionários de estabelecimentos do sistema socioeducativo, em agosto daquele ano, por torturarem 85 crianças em São Paulo. 

Em maio deste ano, durante a Revisão Periódica Universal (RPU), os Estados membros da ONU fizeram 246 recomendações para aperfeiçoar o histórico dos direitos humanos no Brasil. Eles destacaram os abusos policiais e no sistema prisional, e a violação dos direitos indígenas e das mulheres, entre outras questões. 

Apesar de a tortura ainda existir no Brasil, o período em que ela é mais lembrada é o da ditadura militar. Durante a ditadura, o exército brasileiro ensinou técnicas de tortura a outras forças de ditaduras no continente. 

Para saber mais sobre a tortura no período da ditadura militar no Brasil, acesse o Memorial da Democracia . O Memorial é o museu virtual do Instituto Lula dedicado às lutas democráticas do povo brasileiro.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ