Doe Agora!

Argumentos contra férias em 1925 são os mesmos de hoje


Argumentos contra férias em 1925 são os mesmos de hoje

Por Ana Luíza Matos de Oliveira
Da Fundação Perseu Abramo 

A primeira lei de férias brasileira, aprovada em dezembro de 1925, conferia quinze dias de descanso remunerado para empregados do comércio, escritório e operários após um ano no mesmo estabelecimento. Artigo de Guilherme Machado Nunes, na edição 13 da Revista Perseu, recém-publicada, mostra que os argumentos da elite contra esse direito são muito semelhantes àqueles que criticam os direitos sociais hoje e dão suporte às reformas trabalhista e da Previdência.

Por exemplo, o autor mostra que, em 1928, o recém fundado Centro Industrial do Estado de São Paulo (Ciesp) alegava que o cumprimento da lei de férias e do Código de menores rebaixavam excessivamente os lucros das pequenas e médias indústrias. Já a Fiesp alegava, na mesma época, que os operários ficariam “vadios, ociosos, entregues aos vícios” com as férias.

Ainda, defendiam que o trabalho manual não seria de modo algum fatigante por ser puramente mecânico e repetitivo e que as férias “só se justificam aos trabalhadores de comércio e dos escritórios, cujo serviço, de natureza intelectual, leva a mente à exaustão”. E repetem os argumentos, citando Henry Ford: “Não podereis fazer maior mal a um homem do que permitir que folgue nas horas de trabalho”.

Outro relatório, da Diretoria e Conselho Fiscal do Centro Industrial de Fiação e Tecelagem de algodão (1927 e 1928), apontava que as férias trariam um prejuízo enorme em termos de dias de trabalho  e representariam um risco para um país que ainda não tinha se firmado na condição de industrializado. O relatório, segundo Nunes, aponta que as férias seriam um desperdício de dinheiro, que poderia ser aplicado no “revigoramento das forças vivas da nação”. Ora, se os cidadãos brasileiros não são a “força viva” que mereça “revigoramento” por meio das férias, fica difícil imaginar o que seria.

Como sempre na história brasileira, vemos que se repetem os argumentos para que os pobres e trabalhadores arquem com os custos do crescimento econômico e da industrialização, enquanto o bônus fica concentrado entre poucos, que não estão dispostos a abrir mão de parte da riqueza do nosso país concedendo dos direitos sociais.


O Instituto Lula realiza um trabalho de pesquisa e divulgação das lutas democráticas históricas do povo brasileiro. Atualmente, o Memorial da Democracia, museu virtual e interativo, traz 80 anos de lutas do povo brasileiro, de 1930 a 2010. Conheça o museu em memorialdademocracia.com.br 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ