Doe Agora!

Atingidos pelo golpe, trabalhadores recebem Lula no Rio

Estado é o segundo do país com maior aumento do desemprego; pautas golpistas pioraram a situação dos trabalhadores


Atingidos pelo golpe, trabalhadores recebem Lula no Rio

Deputado Luiz Sérgio e Lula.

Por Ana Flávia Gussen, da Redação da Agência PT de Notícias 

A passagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Rio de Janeiro nesta terceira etapa do projeto Lula Pelo Brasil pretende levar à população uma mensagem de esperança, principalmente aos trabalhadores e trabalhadoras que, além de terem seus diretos retirados, sofrem com o desemprego no estado.

Em 2017, o Rio bateu o recorde histórico de desemprego, atingindo 15,6% da população, segundo pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgada em agosto.

Medidas do governo golpista como o congelamento orçamentário por 20 anos, a redução de repasses e reformas que minam os diretos dos brasileiros fizeram a população relembrar as políticas sociais, investimentos e o desenvolvimento dos governos democráticos e populares.

O ex-presidente já disse em entrevistas que irá propor um plebiscito revogatório das reformas caso seja eleito.

“A caravana de Lula tem levado às pessoas esperança e autoestima. Há uma sensação de derrota depois do golpe e os trabalhadores e trabalhadoras são os mais atingidos. Uma grande parcela da população já percebeu com clareza que o objetivo é acabar com as conquistas dos Anos Lula. Ninguém aceita esse retrocesso”, declarou o deputado federal Luiz Sérgio.

De acordo com ele, o Rio de Janeiro passa por momentos extremamente difíceis. O golpe piorou muito a situação do estado, colocando em risco, inclusive, as estatais, patrimônio do povo brasileiro.

“Os golpistas chegaram a exigir a venda da companhia de água e esgoto, que é superavitária, para viabilizar um empréstimo que daria fôlego às contas do estado. No entanto, até agora, nada foi feito. O funcionalismo continua com vencimentos atrasados, a UERJ passa por momentos críticos, e não há esperança de uma solução de fôlego no curto prazo”, citou o parlamentar.

A caravana vai ajudar as pessoas a relembrar investimentos importantes que fazem parte do cotidiano das pessoas que tiveram suas vidas melhoradas pelas políticas sociais e econômicas de Lula.

“O Rio teve, indiscutivelmente, muitos ganhos durante os governos de Lula e Dilma, mas eu destacaria a criação dos Institutos Federais de Educação que hoje têm um papel muito importante na formação de milhares de jovens em todo o estado. Inclusive o primeiro compromisso de Lula na caravana será no IFF da cidade Campos”, declarou o parlamentar.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos democráticos e populares e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen, da Redação da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ