Doe Agora!

Benedita: Lula dará mensagem de esperança a educadores

Caravana visita universidade que sofre com os desmontes do governo golpista. Visita de Lula dá forças para continuar lutando pelo ensino superior


Benedita: Lula dará mensagem de esperança a educadores

Lula e Benedita. Foto: Arquivo Pessoal

Por Ana Flávia Gussen da Redação da Agência PT de Notícias Assim como foi prioridade em todos os governos do PT, a educação será um assunto central na passagem do ex-presidente  Lula pelo Rio de Janeiro na terceira etapa de Lula pelo Brasil, que vai de 4 a 8 de dezembro.

“A visita do ex-presidente Lula à Universidade do estado do Rio de Janeiro, uma entidade tão importante, a primeira no país a adotar as cotas raciais, mas que vive um de seus piores momentos, vai ser uma mensagem de esperança”, afirma a deputada federal Benedita da Silva, citando o ato de encerramento da caravana Lula pelo Sudeste que será na concha acústica da universidade.

“A presença dele é simbólica nesse momento em que os servidores da UERJ, professores e equipe técnica pedem socorro”, completa.

Se durante os governos do PT foram criados cinco novos campi universitários e 23 novas escolas técnicas em todo estado do Rio de Janeiro, agora, o ensino superior amarga a falta de recursos.

De acordo com a parlamentar, os professores nem sequer receberam o 13º salário do ano passado e têm feito um esforço para manter as aulas. Para Benedita, o golpe instaurou não só um sistema neoliberal e entreguista, mas de ódio a intelectuais, ideias e debates, promovendo censuras e sucateamento das instituições de ensino.

“Estamos vivendo um momento de ódio, basta ver a chamada Escola Sem Partido. O que eles querem é privatizar a partir do sucateamento. A Uerj é uma universidade de excelência, democrática, e que garante o livre pensamento. A presença de Lula nesse momento vai alimentar ali o desejo e a vontade de continuarmos lutando”, afirmou.

Para a deputada, além dos golpistas, o uso partidário da Operação Lava Jato ajudou a dizimar a economiaestadual e, principalmente, aumentar o desemprego, com o fechamento de empresas e o esvaziamento de estaleiros.

“A Lava Jato se partidarizou, ela mudou de rumo e está criando suas próprias regras e leis. A Lava Jato quer ser um novo Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou.

Investimentos nas pessoas

Além da educação, Bendita cita outros investimentos dos governos Lula que mudaram a realidade do Rio de Janeiro. De acordo com ela, foi durante os governos do PT que o estado recebeu o maior aporte de recursos, com destaque para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico, na indústria naval, principalmente.

“O Rio de Janeiro recebeu nos governos do PT universidades, programas sociais como o Bolsa Família, que atendeu 805 mil famílias no Rio, o Minha Casa, Minha Vida, a maior política habitacional do estado. São investimentos que mudaram a vida dos moradores do Rio, principalmente das periferias e dos morros.”

Durante os governos do PT, foram construidas 223 mil moradias do MCMV no estado, com investimentos da ordem de  R$ 16,7 bilhões.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen da Redação da Agência PT de Notícias.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ