Doe Agora!

BH recebe seminário sobre patrimônio documental do Brasil

O Comitê brasileiro do Programa Memória do Mundo promove nos dias 3 e 4 de outubro, em Belo Horizonte, o primeiro seminário Programa Memória do Mundo da UNESCO e o Patrimônio Documental Brasileiro


BH recebe seminário sobre patrimônio documental do Brasil

Preservação de patrimônio documental será um dos temas de destaque de seminário em BH. Foto: Comitê brasileiro do Programa Memória do Mundo

Da ONU Brasil 

O Comitê brasileiro do Programa Memória do Mundo promove nos dias 3 e 4 de outubro, em Belo Horizonte, o primeiro seminário Programa Memória do Mundo da UNESCO e o Patrimônio Documental Brasileiro. Evento ocupará a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com debates sobre a importância da conservação e divulgação dos arquivos históricos. Encontro é organizado com apoio do Ministério da Cultura, do Arquivo Nacional e da UNESCO.

No primeiro dia do seminário, será lançada a versão em português da publicação Arquivística audiovisual: filosofia e princípios, editada pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO. Seu autor, o especialista Ray Edmonson, dará a palestra Memória do mundo: uma afirmação global, na terça-feira (3), das 18h às 20h30.

A UNESCO Brasil lembra que os debates na capital mineira acontecem no marco dos dez anos de atividades do Comitê nacional do Programa Memória do Mundo. Atualmente, a nível global, a agência da ONU também discute os rumos da iniciativa Memória do Mundo, que deve passar por uma reformulação.

Entre os palestrantes, estão também representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), de diversas superintendências da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, do Arquivo Nacional, da Biblioteca Nacional, da Fundação D. João VI, do International Council of Museums no Brasil e professores e pesquisadores de universidades de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Conheça a programação completa do seminário clicando aqui.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ