Doe Agora!

Boletim 108 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia


Boletim 108 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Arte Agência PT

1. No local que serviu de palco para o primeirocongresso nacional do MST, em 1985, a 17ª Jornada de Agroecologia voltou a recolocar o Centro de Curitiba no foco das lutas pelas causas do campo na sua abertura, hoje. O evento, que se encerra sábado (9), está entre os maiores do setor do Brasil e é organizado por mais de 40movimentos sociais e entidades do Paraná. O coordenador da jornada, Roberto Baggio, fez questão de convocar a plateia a bradar “Boa Noite, presidente Lula!” No Congresso de 1985, com a presença de Lula, os ativistas diziam que sem reforma agrária não haveria democracia. “Hoje temos a batalha pela democracia e também pela reforma agrária”, disse Baggio.

2. Nesta quinta-feira, o “Bom dia, presidente Lula” contará com a participação de Jaques Wagner, ex- governador da Bahia e ministro da Casa Civil no governo Dilma. Na parte da tarde, a partir das 16h, Jacques e o governador do Piauí, Wellinton Dias, visitam o ex-presidente e depois levam a mensagem de Lula à Vigília #LulaLivre. Os atos serão transmitidos ao vivo pelas páginas do PT Nacional, PT Paraná, Casa da Democracia e Vigília Lula Livre no Facebook.

3. Na sexta-feira (8) ocorre o ato nacional de lançamento da pré-candidatura de Lula – e já é possível contribuir financeiramente com a campanha por meio de uma plataforma online. As doações de pessoas físicas podem ser de R$ 10,00 até o máximo de R$ 1064,00 por dia. Contribuir com a pré-campanha de Lula é ajudar a reconstruir um país com emprego, inclusão social, crescimento e oportunidades para todos. Um país que dê orgulho aos brasileiros e brasileiras e desperte a admiração do mundo inteiro. Acesse o site https://www.lula.com.br/doe/

4. O arquiteto e ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, de 86 anos, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1980, reiterou suas críticas à prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em Roma, em evento da FAO ( Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) sobre o combate à fome no mundo, ele reafirmou que vai apresentar em setembro a candidatura de Lula ao Nobel da Paz em 2019. A campanha, lançada por Esquivel em abril pelo site Change.org, já conseguiu 309 mil assinaturas. “Lula tirou mais de 36 milhões de brasileiros da pobreza. O que Lula fez é único na história”, afirmou.

5. No início da noite, em frente ao Supremo Tribunal Federal, foi realizado o Ato #LulaLivre, promovido por movimentos sociais ligados à luta pela moradia que participam em Brasília da Marcha Pelo Direito à Cidade, que se encerra nesta quinta-feira. Centenas de manifestantes exigiram a libertação de Lula, detido como prisioneiro político em Curitiba. Durante o ato, não faltaram críticas ao STF pela seletividade ao manter Lula preso – sem provas – enquanto liberta vários outros acusados de corrupção com inúmeras provas de práticas de crimes. Vários parlamentares do PT participaram do ato.
Boletim 108 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 6/6/2018 – 23h13

RECOMENDADAS PARA VOCÊ