Doe Agora!

Boletim 115 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia


Boletim 115 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Arte Agência PT

1. O “Bom Dia” a Lula de hoje contou com a participação de uma delegação internacional de trabalhadores emeducação que estão na capital paranaense para ato em defesa do ex-presidente. Estiveram na atividade o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Heleno Araújo; o Secretário-Geral da Internacional de Educação (IE), David Edwards; o Secretário de Relações Internacionais de CTERA (Confederação de Trabalhadores da Educação da Argentina) Argentina, Eduardo Pereyra; e o Coordenador Regional da IE da Costa Rica, Combertty Rodriguez. Leia aqui: http://www.pt.org.br/trabalhadores-da-educacao-visitam-a-vigilia- lula-livre/

2. A delegação internacional de trabalhadores da educação participou de um bate-papo na Vigilia Democrática #LulaLivre sobre o tema “Educação e Liberdades Democráticas”, no qual foi destacado o ataque à educação como direito de todos, com imposição da visão mercadológica em diversos países. Também foram destacadas políticas públicas dos governos de Lula e Dilma que ampliaram o acesso ao ensino de maneira democrática, participativa e com a preocupação de ser compensatória para as populações historicamente excluídas.

3. Durante o Ato Internacional de Solidariedade a Lula, David Edwards, secretário-geral da IE, entidade com sede em Bruxelas na Bélgica, disse que Lula é um símbolo mundial respeitado pela ação política, pelos benefícios e por todo o avanço social promovido em nível mundial, em particular na América Latina. “Por isso, devemos fazer todos os esforços para que Lula seja liberado, isso está diretamente ligado à defesa dos direitos humanos. O mundo sabe que Lula é um preso político e que a Justiça não conseguiu apresentar provas contra ele”, disse.

4. A escritora, socióloga e militante feminista Moema Viezzer realizou o lançamento de seu livro “O Maior Genocídio da História da Humanidade – mais de 70 milhões de vítimas entre os povos originários”, com uma roda de conversa sobre Direito Ambiental.

5. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou requerimento nesta quarta-feira para que uma comissão parlamentar suprapartidária verifique em Curitiba as condições da prisão do ex-presidente Lula, na sede da Superintendência da Polícia Federal. A comissão será formalizada nos próximos dias e vai marcar o mais rápido possível a data da visita com as autoridades da área de execução penal.

6. O 37º Congresso do UAW (Sindicato dos Metalúrgicos Norte-Americanos), em Detroit(EUA), com presença de trinta delegações estrangeiras, foi marcado pela solidariedade às lutas pela libertação do ex-presidente Lula. Cartazes com a inscrição #LulaLivre e #FreeLula e as assinaturas dos dirigentes participantes do encontro serão entregues ao ex-presidente Lula em Curitiba. O encontro termina amanhã, 14. Os sindicalistas discutiram, entre outras coisas ataques globais aos direitos da classe trabalhadora, golpes contra a democracia e crescimento político mundial da direita e extrema-direita.

Boletim 115 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 13/6/2018 – 22h40

RECOMENDADAS PARA VOCÊ