Doe Agora!

Boletim 43 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia


Boletim 43 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

#SejaInstitutoLula #InstitutoLula 


Clique acima para participar do Financiamento coletivo para manter vivo o Instituto Lula.


Direto de Curitiba – 23/4/2018  22h45 – 

1)O Diretório Nacional do PT, reunido em Curitiba nesta segunda-feira, em resolução afirmou que não se poderá falar em Justiça, nem em democracia enquanto ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiver preso. O partido afirmou que "a liberdade do ex-presidente Lula tornou-se questão central para a retomada do processo democrático no Brasil" e reiterou que o ex-presidente foi “condenado sem provas, por juízes parciais, que sequer conseguiram apontar o crime" que ele tenha cometido. O Diretório Nacional  também reiterou que Lula é o candidato do partido para disputar as eleições presidenciais deste ano. 

2)A presidenta eleita do Brasil, Dilma Rousseff, foi impedida de visitar o ex-presidente Lula na sede da Polícia Federal por decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba. Dilma criticou a decisão da juíza e lembrou que até na época da ditadura militar os detidos contavam com a possibilidade de receber parentes, amigos e advogados. Dilma afirmou que Lula é um preso político, condenado sem provas, e lamentou a atuação da Justiça em Curitiba: “Lutamos muito pela democracia, portanto ela tem um valor especial. Assim, temos que ficar atentos como opera a Justiça. Hoje foi Lula, amanhã pode ser qualquer cidadão ou cidadã”.

3)A Comissão Externa da Câmara criada para inspecionar as instalações da Sede da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está detido, confirmou que realizará a tarefa amanhã,24, às 11h,a despeito de proibição dada pela juíza Carolina Lebbos.  A informação foi dada pelo coordenador da Comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS). O parlamentar afirmou que em nenhum momento a Comissão solicitou à juíza autorização para a inspeção, apenas comunicou e pediu a ela  providências para a realização da tarefa, pois se trata de prerrogativa constitucional da Câmara dos Deputados formar comissões externas para verificar condições carcerárias em todo o País A delegação é formada por Pimenta e outros 12 deputados.

4)Continuam ocorrendo em todo o mundo atos de condenação à prisão  política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta segunda-feira, em vários países houve manifestações denunciando a arbitrariedade do juiz Sérgio Moro, que condenou Lula sem provas, e defendendo a libertação do ex-presidente. Nesta segunda-feira, em Londres, Inglaterra, o sindicato Trades Union Congress (TUC) tentou entregar uma carta ao embaixador do Brasil no país, mas não foi recebido. O documento foi deixado na porta do prédio. No domingo, durante a Maratona de Londres,  militantes levaram cartazes exigindo a liberdade de Lula. 

5)Solidariedade a #LulaLivre em Washington, EUA. Representantes dos maiores sindicatos dos Estados Unidos e Canadá, entre eles Cathy Feingold e Brian Finnegan (AFL-CIO) e Darius Sivin (International Union, UAW), entregaram nesta segunda-feira  carta de protesto contra a prisão de Lula ao cônsul brasileiro na capital dos EUA. O ato contou com o apoio de diversos sindicatos e movimentos populares dos Estados Unidos. Em San Salvador, capital de El Salvador, também ocorreu manifestação em frente à embaixada do Brasil.

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

#Boletim 43 – 23/04/2018 – 22h45

RECOMENDADAS PARA VOCÊ