Doe Agora!

Boletim 91 - Comitê em Defesa de Lula e da Democracia


Boletim 91 - Comitê em Defesa de Lula e da Democracia

Clique acima para participar do Financiamento coletivo para manter vivo o Instituto Lula.


Direto de Curitiba - 23/05/2018 – 12h00

1. O “Bom dia, presidente Lula!” de hoje contou com a participação da Organização Unidos Contra o Golpe, grupo de ativistas em defesa da democracia e da libertação do ex-presidente da República, detido como prisioneiro político em Curitiba. À tarde, o programa Democracia em Rede, na Casa da Democracia, debate o papel da imprensa progressista nas coberturas políticas, incluindo a experiência de coletivos de comunicação nas coberturas da Vigília #LulaLivre. O programa começa às 14h e pode ser visto na página da Vigília Lula Livre: https://www.facebook.com/vigilialulalivre/

2. O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou uma comissão de deputados federais a inspecionar as instalações da Polícia Federal em Curitiba onde Lula encontra-se encarcerado como prisioneiro político. Derrubou assim a decisão da juíza de Execução Penal de Curitiba, Carolina Lebbos, que de forma arbitrária havia proibido a vistoria no mês passado e desrespeitou prerrogativa do Poder Legislativo. Trata-se de uma comissão externa da Câmara formada por PT, PC do B, PDT, PSB e PSOL e coordenada pelo líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS).

3. No mundo todo, crescem o apoio à libertação de Lula e as denúncias sobre sua condenação política. Hoje, em Londres, ativistas em defesa de Lula e da democracia no Brasil marcaram manifestação em frente à embaixada brasileira. Em texto divulgado pela internet, reiteram que Lula é preso político “porque o processo contra ele foi fraudado com falsas evidências e mentiras” e destacam que ele lidera todas as pesquisas eleitorais para a Presidência da República. 

3. Hoje, haverá também ato de apoio a Lula em Barcelona, Espanha, na inauguração do Congresso da Latin American Studies Association (LASA), maior associação profissional do mundo para estudos sobre a América Latina. O Conselho  Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) fará ato pela liberdade do presidente Lula e justiça pela vereadora Marielle, assassinada no Rio de Janeiro há mais de dois meses. A Clacso organizará diferentes atividades sobre o golpe no Brasil. A mobilização na abertura do congresso será uma delas. No evento serão distribuídas mais de 5 mil bolsas com a inscrição #LulaLuta, além de camisas e bandeiras com o lema #MariellePresente e #FreeLula. O congresso da LASA reúne 7 mil latino-americanistas de todo o mundo. Aqui a programação completa das atividades do CLACSO em Barcelona: https://www.clacso.org.ar/CLACSO_en_Barcelona/

4. Em Brasília, na noite de terça-feira, a Brigada Lula Livre na capital federal realizou intervenções na rodoviária local, maior ponto de concentração popular na cidade. Os jovens da Brigada replicaram prática que tem ocorrido em todo o País, defendendo a democracia e denunciando a arbitrária prisão política de Lula. 

Boletim 91 - Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba - 23/05/2018 – 12h00

RECOMENDADAS PARA VOCÊ