Doe Agora!

Campello lança livro sobre desigualdade social no Brasil

Livro “Faces da Desigualdade no Brasil” mostra os avanços em diversas áreas na redução da desigualdade do país, ainda uma das mais altas do mundo


Campello lança livro sobre desigualdade social no Brasil

Tereza Campello e a presidenta Dilma. Foto: Roberto Stuckert Filho

Da Agência PT de Notícias 

Em 2015, o índice de Gini, que mede a desigualdade, caiu ao seu nível mais baixo, de 0,49. O número foi resultado de anos de intensa transformação social promovidos pelos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT).

À frente desse processo como ministra do Desenvolvimento Social durante o governo Dilma, Tereza Campello lança a publicação “Faces da Desigualdade no Brasil”. O livro traça um panorama dessa transformação, mas alerta: o Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo.

“O aumento real do salário mínimo, a crescente formalização do mercado de trabalho, a incorporação dos mais pobres ao orçamento federal, através de políticas de inclusão social e distribuição efetiva de renda, e a promoção de uma política social integrada, explicam, em boa medida, essa transformação”, diz a publicação.

O livro lembra da atual conjuntura do país. “A atual conjuntura, vem sendo marcada por um golpe que tem imposto um estado de exceção autoritário e antidemocrático, com graves retrocessos”, diz. O texto aponta que a destituição de Dilma deu início a um novo ciclo regressivo, que acarreta a perda imediata de direitos à população mais pobre e vulnerável, e ao desmonte da rede de proteção social.

“O Brasil volta a transitar o caminho do atraso, da impunidade e da reprodução dos privilégios. O resultado será o de sempre: mais pobreza, mais desigualdade, mais injustiça social”, aponta.

Ao jogar luz sobre esses avanços, a publicação reforça a importância do Estado como promotor da igualdade ejustiça social.

Da Redação da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ