Doe Agora!

Desemprego cai e informalidade aumenta


Desemprego cai e informalidade aumenta

Por Ana Luíza Matos de Oliveira
Da Fundação Perseu Abramo 

Dados da PNAD Contínua divulgados na semana passada pelo IBGE mostram que a taxa de desocupação no Brasil foi de 12,6% no trimestre de junho a agosto/2017, caindo em relação ao trimestre de março a maio/2017 (13,3%). Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando a taxa foi estimada em 11,8%, o quadro foi de elevação.

O número de pessoas desocupadas caiu em relação ao trimestre anterior, mas ainda é maior que no mesmo trimestre no ano passado. Já o número de pessoas ocupadas é maior em relação ao trimestre anterior e ao mesmo trimestre no ano passado.

No entanto, se por um lado o número de empregados com carteira de trabalho assinada ficou estável em relação ao trimestre anterior e ainda é menor que no mesmo trimestre no ano passado, o número de empregados sem carteira de trabalho assinada cresceu em relação ao trimestre anterior e em relação ao mesmo trimestre do ano passado, tendência que tem se repetidos nos dados divulgados mês a mês pelo IBGE. De forma semelhante, a categoria dos trabalhadores por conta própria também cresceu nas duas comparações.

O índice de desocupação permanece muito alto no Brasil, muito acima dos níveis anteriores à adoção do ajuste fiscal em 2015.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ