Doe Agora!

"Não há desenvolvimento sustentável sem igualdade racial"

Em Barcelona, a diretora do Instituto Lula Tamires Sampaio participou de debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


"Não há desenvolvimento sustentável sem igualdade racial"

Tamires Sampaio (segunda da direita para a esquerda) durante o evento em Barcelona. Foto: Arquivo Pessoal

A diretora do Instituto Lula Tamires Sampaio participou da Conferência Internacional sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em Barcelona, na Espanha. A conferência foi organizada pela Global University Network for Innovation (GUNi), uma rede internacional criada em 1999 com apoio da Unesco, Universidade das Nações Unidas e a Associação Catalã de Universidades Públicas.

Ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), primeira mulher negra eleita presidente do Centro Acadêmico de Direito do Mackenzie, Tamires se formou pelo Prouni e atualmente é mestranda no Mackenzie. Ela foi convidada para um debate que reuniu jovens líderes atuando para atingir os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, que foram estabelecidos em 2012, na Rio+20.

Em sua fala, Tamires Sampaio fez um recorte racial e levantou a questão de que não há nada sobre raca nos 17 ODS. "Não há que se falar em desenvolvimento sustentável sem falar em igualdade racial".

Tamires sustentou que "os objetivos são um conjunto de ações que se completam, por que só iremos reduzir as desigualdades quando não houver mais fome e pobreza, e que uma educação de qualidade e igualdade de gênero são essenciais para a construção de uma sociedade melhor. Mas que sem o recorte racial nada disso adianta".

Em seu mestrado, Tamires pesquisa o sistema de justiça criminal e o impacto no genocídio da população negra, e levou para o debate dados de encarceramento em massa e da letalidade policial. Ela relatou diversas iniciativas de jovens que mesmo que não conheçam os ODS, lutam pelo combate à fome, por educação para todos, por igualdade de gênero… e comentou que  um dos desafios é fazer os ODS chegar a ponta sociedade como um conjunto de ações.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no site do Itamaraty .

RECOMENDADAS PARA VOCÊ