Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Professor do mês: Emir Sader.

Instituto Lula

Menu

“Está sendo o dia mais feliz do ano” diz Lula em reencontro emocionante com hansenianos em Betim (MG)

21/02/2018 15:36

Foto: Ricardo Stuckert

Do Lula.com.br 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reencontrou nesta quarta-feira (21) parte dos hansenianos que recebeu no Palácio do Planalto, quando ainda presidente. Naquela ocasião, em 2007, Lula assinou a lei que concedeu pensão aos afetados pela doença e pelo antigo isolamento compulsório. 

Hoje, o ex-presidente reencontrou um grupo de 100 hansenianos de uma antiga colônia em Betim, Minas Gerais. “Os hanseianos do país são solidários ao senhor porque tiveram vez no seu governo. Esse povo que está aqui ganhou dignidade”, disse José Augusto da Silva, ao agradecer Lula.

“Tenho um imenso orgulho de ter sido o primeiro presidente a receber os hansenianos, quando assinamos a lei da aposentadoria de vocês. Esse está sendo meu dia mais feliz em 2018. Volto pra casa hoje com a certeza que vocês são a razão pela qual eu continuo na luta”, afirmou o ex-presidente. “O ódio que eles demonstram todo dia é porque nós tivemos a capacidade de permitir que um filho de hanseniano vá pra faculdade”.

A conquista é motivo de orgulho e gratidão entre a comunidade. “Lula, o seu coração tão grande fez com que leprosos de todo o Brasil fossem recompensados com uma ajuda muito importante. Neste momento de gratidão, quero pedir que Deus derrame bênçãos sobre Lula para que tenhamos ele na presidência outra vez”, declarou João do Carmo.

A Lei n º 11.520, promulgada em setembro de 2007, durante o governo Lula, ampara todos os brasileiros submetidos ao isolamento compulsório em hospitais-colônia até 1986, concedendo-lhes uma indenização na forma de pensão vitalícia.

Veja como foi o encontro:

Hansenianos