Doe Agora!

FoMerco discute integração regional em tempos de crise

Repensar a integração regional é o objetivo do 16º Congresso Internacional do Fórum Universitário Mercosul (FoMerco), de 27 a 29 de setembro de 2017 em Salvador


FoMerco discute integração regional em tempos de crise

Quais são as lições que ficaram dos experimentos progressistas de integração na América Latina? O Fórum Universitário Mercosul (FoMerco) discute a “Integração Regional em Tempos de Crise: Desafios Políticos e Dilemas Teóricos”. O 16º Congresso Internacional do FoMerco acontece em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, nos dias 27 a 29 de setembro de 2017. 

Após um ciclo de governos progressistas na América Latina, o cenário atual de crise e de eleição de governos alinhados com as políticas neoliberais mudou o contexto da integração continental. O novo panorama impõe questões que ainda não estão satisfatoriamente respondidas.

Os governos atuais têm um projeto para região diferente do mero retorno às políticas liberalizantes dos anos 1990?
Qual é a natureza e o sentido desse novo ciclo conservador?
Qual o fôlego de um projeto de continente que parece voltar-se para um ilusório alinhamento com os países desenvolvidos, justamente no momento em que estes adotam práticas protecionistas, sustentadas por políticas de cunho nacionalista, racista e xenófobo?
Como ficam, neste quadro, as experiências de integração criadas durante a última década, como a ALBA, a UNASUL e a CELAC?

O prazo para inscrição de trabalhos foi prorrogado. Saiba mais detalhes e conheça a programação completa em http://www.congresso2017.fomerco.com.br/ 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ