Doe Agora!

Furacão Matthew: 1,4 milhão de pessoas precisam de assistência emergencial no Haiti


Furacão Matthew: 1,4 milhão de pessoas precisam de assistência emergencial no Haiti

Furacão Matthew causou danos generalizados às cidades de Les Cayes e Jeremie. Foto: MINUSTAH / Logan Abassi

Da ONU Brasil 

O Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) pediu nesta segunda-feira (10) 119 milhões de dólares para responder aos danos causados pela passagem do furacão Matthew no Haiti e para prestar assistência, nos próximos três meses, a cerca de 1,4 milhão de pessoas em necessidade urgente no país.

De acordo com OCHA, o recurso tem como alvo grupos vulneráveis em setores prioritários identificados, e leva em conta as necessidades a nível nacional, bem como as necessidades das agências e dos parceiros humanitários que atuam no país.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a ONU está mobilizando forças em todas as frentes para apoiar a população afetada pelo furacão, o governo haitiano e os grupos de assistência da região.

Ele pediu que os países em todo mundo mostrem solidariedade e generosidade, e trabalhem juntos para responder de maneira eficiente à situação de emergência.

“Expresso minha mais forte solidariedade ao povo do Haiti. Aproveito esta oportunidade novamente para expressar as minhas condolências e mais profundos pêsames às pessoas que foram severamente afetadas pelo furacão Matthew”, frisou o dirigente máximo da ONU.

Na sexta-feira (7), o Fundo Central de Resposta à Emergência (CERF) emprestou 8 milhões de dólares ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para que a resposta ao agravamento da epidemia de cólera no Haiti seja intensificada.

Desde o início do ano, foram registrados cerca de 28 mil casos de cólera no país, e mais de 240 pessoas morreram devido à doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que um possível surto de cólera pode ocorrer na região em decorrência das inundações provocadas pela passagem do furacão.

“Casas, escolas e instalações de tratamento de cólera foram destruídas e os sistemas de água, bem como as estradas e pontes, foram severamente danificados”, disse o chefe humanitário da ONU, Stephen O’Brien.

“Esses danos representam um grande impacto para os esforços de reconstrução do Haiti e para a luta contra a cólera no país”, acrescentou.

“Há muito sofrimento e dificuldade; algumas das comunidades foram quase totalmente destruídas pela força do vento. Além disso, os abrigos e as infraestruturas públicas, incluindo hospitais e escolas, foram severamente afetados”, afirmou o diretor do OCHA no Haiti, Enzo di Taranto.

Enzo acrescentou que também houve danos significativos aos sistemas de água e de fornecimento elétrico do país.

Até o momento, de acordo com dados da imprensa, pelo menos 877 pessoas morreram devido ao furacão e ao menos 60 mil pessoas precisam de abrigos emergenciais.

PNUD está pronto para apoiar o Haiti na recuperação dos efeitos do furacão Matthew

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por sua vez, designou uma equipe para auxiliar o sistema nacional de gestão de desastres. A agência da ONU também enviará suprimentos para apoiar a população e o governo do Haiti, que inicia o processo de recuperação dos estragos causados pelo furacão mais forte que atingiu o país em mais de 50 anos.

“O sul do país sofreu os piores impactos do furacão e ainda está inacessível. Obviamente, tememos que a devastação na região seja imensa”, disse a diretora do PNUD no Haiti, Yvonne Helle.

“Independentemente do tamanho dos impactos, o povo haitiano precisará da solidariedade da comunidade internacional para recuperar sua dignidade e condições de vida.”

“O PNUD trabalha no Haiti há mais de 40 anos. Estamos prontos para ajudar o Haiti no curto prazo e estaremos aqui também no longo prazo para auxiliar na resposta à crise, recuperação e retorno ao caminho do desenvolvimento, com base em nossa vasta experiência em situações de crise”, disse Helle.

O PNUD também está arrecadando fundos para ajudar nos esforços para a recuperação do país. O público pode fazer doações por meio deste link: http://bit.ly/supportundphaiti.

UNICEF soa o alarme em nome de 500 mil crianças nas áreas mais atingidas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) informou que cerca de 500 mil crianças em idade escolar vivem nos departamentos de Grande Anse e Ground South – as áreas mais atingidas pelo furacão Matthew.

De acordo com a agência da ONU, cerca de 175 escolas situadas na região foram gravemente danificadas, enquanto outras 150 em todo o país estão sendo usadas como abrigos.

“A prioridade é garantir que as crianças tenham acesso à água potável, tendo em vista que elas são particularmente vulneráveis a doenças transmitidas pela água”, disse o porta-voz da agência, Christophe Boulierac, a repórteres em Genebra, acrescentando que várias unidades de saúde também foram danificadas e precisam ser reparadas.

Na última sexta-feira (7), a agência da ONU enviou um avião de carga com suprimentos humanitários para Porto Príncipe, capital do país.

O avião estava carregado de suprimentos sanitários e de higiene, produtos para testar a segurança da água e purificá-la, kits educativos e de desenvolvimento infantil e equipamentos de saúde e nutrição para crianças, adolescentes e mulheres nas áreas mais severamente atingidas pelo furacão Matthew.

Como ajudar

A ONU atua na resposta ao furacão ‘Matthew’ antes mesmo de sua chegada ao país caribenho, incluindo por meio do apoio dos militares brasileiros; acompanhe clicando aqui.

O Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA), por exemplo, está fornecendo assistência humanitária para mais de 300 mil pessoas; saiba como doar em http://bit.ly/2cZay1M e http://bit.ly/2cZ9uuQ.

O UNICEF é outra agência da ONU que apoia a resposta ao furacão: saiba como ajudar emwww.unicef.org/appeals/haiti.html.

O PNUD, agência de desenvolvimento da ONU, também está na linha de frente: http://bit.ly/2cZatei.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ