Doe Agora!

Há 55 anos, golpe militar iniciava ditadura de 21 anos


Há 55 anos, golpe militar iniciava ditadura de 21 anos

Da Fundação Perseu Abramo

Na noite de 31 de março de 1964, o general Olímpio Mourão Filho, comandante da 4ª Divisão de Infantaria, sediada em Juiz de Fora (MG), mandou sua tropa marchar em direção ao Rio, precipitando o golpe que vinha sendo articulado por generais, empresários e governadores de oposição ao governo Jango com o apoio dos Estados Unidos. No dia seguinte, as tropas que partiram do Rio para garantir a ordem confraternizaram-se com os rebeldes. O general golpista Arthur da Costa e Silva declarou-se titular do Ministério da Guerra (antigo nome do extinto Ministério do Exército), sem encontrar resistência por parte da oficialidade leal ao governo.

A sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde se tentava articular a resistência ao golpe, foi incendiada com a conivência da polícia do governador da Guanabara, Carlos Lacerda, da União Democrática Nacional (UDN). Tropas reprimiram manifestações em defesa do governo no Rio, em Porto Alegre e outras capitais.

No dia 2 de abril, sem apoio militar, Goulart saiu de Brasília e foi para o Rio Grande do Sul. A oposição consumou o golpe no Congresso, declarando vaga a Presidência da República, embora Goulart não tivesse renunciado ao cargo nem deixado o país. O presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu o lugar de Jango, subordinando-se a uma junta militar. A repressão foi generalizada e logo começaram as prisões em massa. Passados dois dias, Jango exilou-se no Uruguai.

Começava uma escalada de censura, perseguição e violência que só terminaria 21 anos depois, com a eleição de Tancredo, e deixaria marcas profundas na economia e no tecido social do país. Os anos do "milagre econômico", sustentados por empréstimos internacionais, fizeram a dívida externa explodir, de US$ 3,3 bilhões, em 1964, para mais de US$ 105 bilhões ao final da ditadura. A inflação, que já era um problema em 1964, com 92% ao ano, explodiu e chegou a 243% em 1985, com tendência de alta.

Alguns dos protagonistas que apoiaram o golpe acabaram vítimas da própria armadilha. Carlos Lacerda, governador com pretensões à Presidência, foi cassado pelo AI-5, no final de 1968, e teve de partir para o exílio.

Este texto é um trabalho do Memorial da Democracia, o museu virtual dedicado às lutas democráticas do povo brasileiro e mantido pela Fundação Perseu Abramo e pelo Instituto Lula. Um módulo inteiro do Memorial é dedicado à ditadura.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo guarda em seu acervo a edição especial da Revista Perseu Abramo, lançada em 2014 por ocasião do cinquentenário do golpe. Nessa revista, o artigo "O PT sob as lentes do DEOPS/SP" mostra um pouco da patrulha ideológica que era movida contra trabalhadores e democratas.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ