Doe Agora!

Iniciativa África recebe representantes da comunidade congolesa em São Paulo


Iniciativa África recebe representantes da comunidade congolesa em São Paulo

Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula

Na tarde desta terça-feira (19), a equipe da Iniciativa África se reuniu com representantes da Comunidade Congolesa do Brasil (CCB). Visitaram o Instituto,  Nkanu Nkanu, presidente da CCB, John Beya Wa Beya, vice-presidente e Georges Edgard W. Bampale, o secretário-geral e jurídico.

Os representantes congoleses, que vivem no Brasil já há vários anos,  falaram sobre as dificuldades que passam, seja para conseguir o Registro Nacional de Estrangeiros – RNE – que possibilita a permanência legal no país, seja para enfrentar o preconceito ligado ao racismo e a xenofobia no ambiente de trabalho e na sociedade em geral.

O objetivo deles é criar um Consulado Honorário da República Democrática do Congo em São Paulo para fortalecer as relações do Brasil com seu país, bem como para reforçar a articulação e representação dos congoleses na capital paulista, onde reside o maior número de congoleses em nosso país, seguida do Rio de Janeiro e Brasília.

Eles destacaram a importância do governo Lula nas relações Brasil-África e consideraram o Instituto Lula uma referência de diálogo e cooperação com países africanos. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ