Doe Agora!

Irmão de Lula: ʽPodem até matá-lo, não provarão nadaʼ


Irmão de Lula: ʽPodem até matá-lo, não provarão nadaʼ

Foto: Ricardo Stuckert

Irmão mais velho de Lula, José Ferreira da Silva concedeu uma entrevista à Agência Efe nesta sexta-feira (3). Frei Chico, como é conhecido, comentou a perseguição e arbitrariedades das quais o irmão é vítima e se mostrou desesperançoso quando questionado sobre as possibilidades de libertação do ex-presidente por vias jurídicas.

Foi Frei Chico quem introduziu Lula na vida política, inserindo o irmão metalúrgico no sindicalismo em plena ditadura militar: “Em um primeiro momento ele não quis aceitar, eu lhe disse que era importante, mas em 1966, 1967, 1968 ainda havia repressão e medo do sindicalismo porque era perigoso”, conta.

A insistência deu resultado. Do sindicato, Lula chegou à Presidência e se transformou numa das lideranças políticas mais importantes do mundo. Sua atuação ao lado do povo brasileiro movimentou paixões e explica sua situação atual. Frei Chico entende que a condenação e prisão de Lula fazem parte de um “plano orquestrado em última instância pelos Estados Unidos e no qual participam a elite e alguns meios de comunicação do país”.

Sobre a possibilidade de Lula passar para um regime de prisão domiciliar ainda em 2019, após redução da pena pelo Tribunal Superior de Justiça, Frei Chico declarou: “Eu não acredito em nada”.

Confira a matéria completa no portal UOL

RECOMENDADAS PARA VOCÊ