Doe Agora!

`Lula deu ao ES nova perspectiva socioeconômica`

Deputado federal e ex-prefeito de Cariacica celebra legado dos governos do PT na educação e cita expansão de institutos federais


`Lula deu ao ES nova perspectiva socioeconômica`

Deputado Helder Salomão e Lula.

Por Ana Flávia Gussen da Redação da Agência PT de Notícias. 

Nesta terceira etapa do projeto Lula Pelo Brasil, o ex-presidente será recebido no Espírito Santo por um belo ato que marcará mais uma etapa de caravanas que se encerram no final da semana no Rio de Janeiro.

“Estamos ansiosos pela vinda de Lula e preparamos um grande ato para recepcioná-lo em Vitória. Vamos defender seu legado, que promoveu tantas mudanças para nosso estado”, declarou o deputado federal Helder Salomão.

Para o parlamentar, a forma como Lula foi recebido em todos os estados por onde passou mostra que o povo tem memória e valoriza o que foi feito nos governos petistas. “Ele é mais que uma liderança popular. Ele mudou a vida de milhões de brasileiros e colocou o Brasil no cenário internacional, dando uma nova perspectiva para o desenvolvimento social e econômico”, afirmou o petista.

Já no segundo dia de caravana, o ex-presidente vai visitar o Instituto Federal de Cariacica, inaugurado em 2006 por ele e pelo deputado, então prefeito da cidade. “Na época, nós declaramos o terreno como utilidade pública, e lá foi criado o instituto federal que hoje possui 1.700 estudantes e um curso inédito no Brasil, o de Técnico em Ferrovias”, declarou Hélder.

Para ele, um dos principais legados do ex-presidente foi a expansão dos institutos federais. “O Fernando Henrique (Cardoso), que tem até doutorado, não conseguiu fazer nenhuma universidade. Já Lula mudou a vida de milhões de pessoas com a expansão dos campi e dos IFs.”

Desmontes e segurança pública

segurança pública é um tema essencial para o povo capixaba, que viu, no início desse ano, uma “guerra civil” resultar do desmonte do orçamentário e da crise financeira que culminaram na greve dos policiais militares.

Para Helder, não só o congelamento orçamentário com a PEC da Morte – que congelou por 20 anos os investimentos federais – piorou a situação do estado, como o desmonte de políticas de prevenção e esvaziamento de ministérios importantes para o país como de Direitos HumanosCultura e Políticas para Mulheres.

“Nós tivemos uma experiência importante durante o governo Lula na área de segurança que foi desconstruída agora. Não falo apenas das políticas de repressão, mas de prevenção e cidadania com políticas públicas que deram resultados positivos na era Lula.” 

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos democráticos e progressistas e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen da Redação da Agência PT de Notícias.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ