Doe Agora!

Lula: É dever não deixarmos esquecer Eldorado dos Carajás


Lula: É dever não deixarmos esquecer Eldorado dos Carajás

No último dia 17 de abril o massacre em Eldorado dos Carajás completou 23 anos. Em homenagem às vítimas e aos demais companheiros da luta pela terra, resgatamos este vídeo de Lula durante a posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 1996. 

Após ter viajado até a Fazenda Macaxeira, onde o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra liderava a ocupação na ocasião do massacre, Lula disse: "Eu acho que é um dever nosso não deixar cair em esquecimento o acontecimento de Eldorado dos Carajás. Acho que os metalúrgicos vão ter que aprender com os sem-terra. [...] A violência que foi feita contra os trabalhadores rurais pode perfeitamente bem ser feita contra os trabalhadores urbanos.

Acho que essa diretoria que toma posse e essa categoria ainda vão ter que carregar nas costas um trabalho de solidariedade com aqueles que tem menos posse e menos oportunidade do que nós temos. [...] O governo tá apostando no esquecimento. O nosso papel é não permitir que caia no esquecimento". Não esqueceremos. 

Conheça a história no Memorial da Democracia, o museu virtual do Instituto Lula.

Vídeo: Acervo Rede TVT

 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ