Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Professor do mês: Ricardo Lodi Ribeiro.

Instituto Lula

Menu

Ex-diretor da Unesco: Lula é símbolo da luta por democracia

17/09/2018 15:38

O senegalês Pierre Sané, ex-secretário geral da Anistia Internacional e ex-diretor geral adjunto da Unesco, esteve no Brasil a convite da Fundação Perseu Abramo para participar do seminário internacional "Ameaça à Democracia e à Ordem Multipolar", realizado no último dia 14. Na quinta-feira (13), Pierre também participou do Diálogos no Instituto Lula com lideranças negras de movimentos populares do Brasil. 

Pierre, que conheceu Lula em 2002, gravou um recado para o ex-presidente. Para Sané, Lula é o símbolo internacional da luta por democracia, assim como Mandela foi símbolo da luta antirracista. Confira a mensagem na íntegra:

"Caro camarada Lula, eu sou Pierre Sané, ex-secretário geral da Anistia Internacional e ex-diretor geral adjunto da Unesco.

Nós nos encontramos pela primeira vez em 2002, no Fórum Social Mundial de Porto Alegre e um ano depois, ou dois anos depois, quando o senhor já era presidente e nos encontramos novamente no Fórum.

Eu quero levar a você uma mensagem de solidariedade não apenas minha, mas de todos ativistas e democratas africanos.

Para nós, hoje, você é o símbolo da luta por democracia no mundo como Nelson Mandela foi um símbolo da luta contra o racismo.

Mas o que nós na África realmente agradecemos é que você deu concretude à obrigação que os governos têm de cumprir seus compromissos no que se refere aos direitos sociais, econômicos e sociais.

Por exemplo, no Senegal, nós adotamos agora o Bolsa Família, que copiamos do Brasil."