Doe Agora!

Lula foi o presidente que mais trabalhou por Teófilo Otoni

Agora, com governo golpista, as políticas de desenvolvimento estão sendo ameaçadas, principalmente as políticas de assistência social


Lula foi o presidente que mais trabalhou por Teófilo Otoni

Prefeito Daniel Sucupira. Foto: Prefeitura de Teófilo Otoni

Da Agência PT 

Teófilo Otoni, a terceira cidade da rota que recebe a Caravana Lula pelo Brasil em Minas Gerais, está pronta para acolher o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não só a cidade, mas o Vale do Mucuri e o Vale de Jequitinhonha, que foram beneficiados com grandes conquistas na região, também aguardam a chegada do ex-presidente.

Assim como Lula mudou a cara do Brasil, a realidade de Teófilo Otoni também foi transformada por ele. E um grande fator dessa mudança foram os programas de inclusão social, que retiraram a população da miséria e da pobreza. “Antes era comum ver pedintes e pessoas que viviam sem oportunidade pelas ruas, mas os programas sociais como o bolsa família e as políticas de assistência, melhoraram a vida desse povo”, afirma o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira.

O município fica no interior do estado de Minas Gerais e localiza-se a nordeste da capital do estado. Sua população foi estimada em 134.745 habitantes, sendo 110.076 habitantes da zona urbana e 24.669 da zona rural, se posicionando como o 18º mais populoso do estado.

Conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, na Cidade de Teófilo Otoni. Foto: Reprodução

A cidade recebeu um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que transformou a vida da população, principalmente dos jovens, e consolidou Teófilo Otoni como polo universitário. Além da federal, foi criado o Instituto Federal (IFMG), que oferece diversos cursos técnicos.

O avanço nas pautas que envolvem a educação sempre foi um dos principais objetivo das gestões do ex-presidente Lula. Em quase todos os seus discursos, Lula lembra que o “filho do pobre” não tinha direito de ir para universidade. Mas, com as políticas de inclusão, a oportunidade de um jovem entrar em uma instituição de ensino existe.

Não só a educação, mas outros programas de inclusão são marcas do governo federal na região. O Minha Casa Minha Vida é mais um exemplo dessas políticas que foram executadas com sucesso. Os conjuntos habitacionais em Teófilo Otoni beneficiaram diretamente mais de 500 famílias. O município recebeu, também, um restaurante popular, infelizmente fechado na gestão anterior, mas que segundo a prefeitura, será reaberto em breve.

“Lula investiu mais de 30 milhões em obras do PAC, de infraestrutura urbana, entre outras coisas nas regiões. Então, sem sombra de dúvidas, é um presidente que trabalhou para o nosso povo”, diz o prefeito.

Agora, com o governo golpista no poder, as políticas de desenvolvimento, no geral, estão sendo ameaçadas. Segundo Sucupira, isso afeta, principalmente, as políticas de assistência social, que sofrem com a redução da oferta de programas e projetos de infraestrutura urbana, entre outros.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.


Da Redação da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ