Doe Agora!

Lula leu e recomenda: “A Fome”, de Martín Caparrós


Lula leu e recomenda: “A Fome”, de Martín Caparrós

Do lula.com.br

O combate à fome no Brasil e no mundo é uma das grandes causas da vida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Suas políticas de combate à fome e transferência de renda são inspiração para o mundo inteiro: podem prender injustamente um homem, mas não conseguem prender suas ideias. Mesmo sendo mantido preso político há quase seis meses, Lula continua a se inquietar contra a fome no mundo. Ele leu e se fascinou com o livro “A Fome”, do jornalista argentino Martín Caparrós.

Em seu discurso de posse como presidente da República em 1° de janeiro de 2003, Lula disse, emocionado: “se ao final do meu mandato, todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida”. Lula foi o criador do maior programa de transferência de renda e combate à fome do mundo, responsável pelas políticas que retiraram o Brasil do Mapa da Fome da ONU. Em 2011, Lula  ganhou  o World Food Prize, prêmio que reconhece sua luta mundial contra a fome e a desnutrição. O ex-presidente indica que todos que se comovem com a fome no mundo leiam o livro de Caparrós.

O livro

A Fome é um livro construído a partir de histórias de pessoas que trabalham em condições bastante precárias para mitigá-la e sobre aqueles que usam o alimento como meio de especulação financeira provocando fome em muita gente. Para entendê-la e narrá-la, Martín Caparrós viajou pela índia, Bangladesh, Níger, Quênia, Sudão, Madagascar, Argentina, Estados Unidos e Espanha. Nestes países, encontrou pessoas que, por diferentes motivos — secas, miséria, guerras, marginalização —, passam fome. A Fome tenta, sobretudo, destrinchar os mecanismos que fazem com que quase um bilhão de pessoas não comam o que precisam. Incômodo e apaixonado, é uma crônica que faz pensar, um ensaio que relata e um panfleto que denuncia a pressão de uma vergonha incessante.

À porta de uma choça numa aldeia do Níger, Martín Caparrós pergunta a Aisha, 35 anos e olhos de tristeza:

— Se pudesse pedir o que quisesse, qualquer coisa, a um mago que fosse capaz de atendê-la, o que lhe pediria?

— O que eu quero é uma vaca que me dê muito leite; então, se vender um pouco do leite, poderei comprar as coisas para fazer sonhos e vendê-los no mercado.

O incrédulo jornalista insiste:

— Mas o que estou lhe dizendo é que o mago poderia lhe dar qualquer coisa, o que você lhe pedisse.

— Qualquer coisa?

— Sim, qualquer coisa.

Aisha baixa o tom de voz para responder:

— Duas vacas. Com duas, sim, não mais passaria fome.

Veja também outros livros que Lula leu na prisão.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ