Doe Agora!

Repercussão da caravana Lula pelo Brasil na imprensa

São vídeos, reportagens e lives feitas por jornalistas de diversos veículos que acompanharam de perto o ex-presidente Lula durante esses 21 dias


Repercussão da caravana Lula pelo Brasil na imprensa

Iva Mayara devolve cartão do Bolsa Família na cidade de Aracaju. Foto: Ricardo Stuckert

Por Ana Flávia Gussen 
Da Redação da Agência PT de Notícias 

Veículos da imprensa nacional e internacional dedicaram diversas páginas nos últimos dias à cobertura da caravana Lula Pelo Brasil, trazendo à tona relatos emocionantes de brasileiros invisíveis aos olhos da sociedade, resultando em um verdadeiro mergulho nas políticas sociais criadas por Lula em seus governos.

A cobertura jornalística também jogou luz aos 21 dias em que Lula percorreu nove estados nordestinos, somando 5 mil quilômetros e mais de 60 cidades visitadas.

Em detrimento de grupos empresariais da chamada “grande imprensa”, esses veículos deram visibilidade a um momento histórico que mobilizou milhares de pessoas que participaram dos atos e deixaram suas casas para abraçar e agradecer o ex-presidente. Fizemos uma seleção de notícias que marcaram esses dias e que contam como foi a caravana Lula Pelo Brasil.

Por parte da imprensa internacional, o jornal britânico “The Guardian”, que acompanhou a caravana, destacou a popularidade de Lula e traz relatos de moradores de Ouricuri, no sertão de Pernambuco, ouvidos pela reportagem:

“Os palestrantes em Ouricuri disseram que antes do partido dos trabalhadores de Lula chegar ao poder em 2002, as pessoas saquearam lojas pelo desespero da fome quando as chuvas falharam. Sob Lula, 1,2 milhão de famílias obtiveram sistemas de armazenamento de água e ninguém saqueou a seca atual de sete anos”, registrou a matéria.

O “El País” fez um “diário de bordo” da caravana contando dia a dia o que acontecia pelas cidades onde Lula passava. Em uma das matérias publicadas em Teresina, Piauí, a reportagem destaca o caráter racional da preferência daquelas pessoas pelos governos do PT.

“Apesar do clima de comoção, a adoração pelo ex-presidente, que muitos chamam de “pai”, tem um forte componente racional. Perguntados pela reportagem sobre o sentimento que têm pelo petista, todos recordam do legado de seu Governo, o antes e depois de Lula, para justificar a emoção”.

Dentre as matérias produzidas pela rede de televisão Telesur, uma delas traz relatos dos brasileiros que perderam seus diretos e benefícios sociais após o golpe que completou um ano enquanto a caravana passava pelo Pernambuco.

A reportagem traz relatos de pessoas que pedem a volta da democracia e falam sobre os efeitos do golpe como aumento do desemprego e a diminuição do bolsa-família.

Da imprensa nacional, as equipes do Mídia Ninja, Jornalistas Livres e Brasil de Fato acompanharam os 21 dias de caravana, divulgando diariamente relatos emocionantes em vídeos e reportagens. Os veículos também cobriram ao vivo todos os atos e as “paradas” da caravana nas estradas, feitas quando a população fechava as estradas para ver o ex-presidente.

O resultado final foi um balanço feito por eles intitulado “Lula tomou um “banho de povo””, que traz ainda imagens que foram feitas ao longo do percurso.

O “Brasil de Fato” fez a cobertura minuto a minuto que pode ser acessada na página do jornal. Dentre as dezenas de histórias contadas, a da jovem sergipana Iva Mayara que devolveu, durante um ato em Aracaju (SE), o cartão do bolsa-família a Lula depois de se formar pelo ProUni, outra política implementada pelo governo petista.

Ao fim da caravana, o Jornalistas Livres publicou uma reportagem com uma análise política da viagem e relatando o encerramento em São Luis do Maranhão.

A formatura dos alunos da Unilab foi considerada um dos momentos mais emocionantes de toda caravana. O Mídia Ninja fez a cobertura ao vivo direto de São Francisco do Conde (BA) e pode ser acessada na página do facebook. Outro destaque foi a entoada criada pelo nordestino o Alisson Noronha em homenagem a Lula.

Veja abaixo uma seleção com os links das matérias, vídeos e lives produzidas pela imprensa:

“Mesmo com liminar, Lula vira doutor e diz: o título é de cada negro e negra” 
“Depois dos primeiros 4.900 km, Lula planeja próximas caravanas”
“Em uma semana de viagem,, caravana de Lula é marcada por encontros emocionantes”
“No 15 dia, caravana de Lula visita e une mitos no Nordeste”
“Lula pega carona em ônibus e agradece mídia alternativa”
“Lula reencontra menino Éverton”
“Nove estados, 54 cidades e 20 dias depois. Como foi a caravana de Lula”
“Com caravana, Lula se blinda contra perseguição”
“Lula recebe título de doutor honoris causa em Alagoas
“Em Currais Novos, escola modelo do sertão.  Em Mossoró, memória de resistência”
“No meio do caminho da caravana de Lula, o povo em busca de um abraço”
“Lula recebe título de doutor honoris causa no Piauí”
“Em Campina Grande, Lula diz que transposição foi um ‘compromisso de fé'”
“Cada menino que recebeu seu diploma é meu título honoris causa”
“Lula conhece garoto de 2 anos com seu nome em Cruz das Almas”
“Veja imagens de Lula no Piauí”
“Se hoje eu tenho um carro, uma casa e posso me vestir assim é por causa de Lula”
“No Piauí, Lula ganha mais um título e critica cobertura da imprensa

Vídeos:

“Jovens do Piauí manifestam seu apoio a Lula”

“O êxito da caravana de Lula pelo Nordeste”

“Brasileiros falam sobre o golpe que completa um ano”

“Lula chega ao metrô de Salvador”

“Lula chega em Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano”

“Em agradecimento por formar no ProUni, jovem devolve cartão do bolsa-família a Lula”

Uneal conede título de doutor honoris causa a Lula



RECOMENDADAS PARA VOCÊ