Doe Agora!

Mais Médicos revolucionou saúde em Araçuaí, interior de MG

Cidade por onde Lula passará em caravana recebeu cinco médicos pelo programa, levando o atendimento médico à zona rural do município de Minas Gerais


Mais Médicos revolucionou saúde em Araçuaí, interior de MG

Presidenta Dilma prorroga permanência de doutores no Programa Mais Médicos, em abril de 2016. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Da Agência PT de Notícias 

A chegada de cinco médicos no sistema de saúdepública mudou o acesso à saúde da população de Araçuaí. Localizada no norte de Minas Gerais, a cidade de 37 mil habitantes foi beneficiada pelo programa Mais Médicos, criado pela presidenta eleita Dilma Rousseff, em 2013.

São quatro médicos cubanos e um brasileiro que passaram a atender a zona rural do município, relata o prefeito da cidade Armando Paixão (PT). Araçuaí receberá a visita do ex-presidente Lulacomo parte da caravana Lula Pelo Brasil no Estado. A viagem de Lula começa no dia 23 de outubro e termina no dia 30, em Belo Horizonte.

Os médicos vivem no centro urbano da cidade e a prefeitura é responsável pelo deslocamento dos profissionais para os postos de atendimentos nas comunidades rurais. “Nós levamos o médico, a enfermeira e o técnico, cada dia numa zona diferente”, explica Paixão. São 70 comunidades rurais na cidade.

Segundo Paixão, a população está muito satisfeita com o atendimento, sobretudo pela formação humana que os médicos cubanos possuem. “Os médicos cubanos têm formação mais humana, mais próxima da população, escutam e acolhem mais as pessoas, dão um atendimento melhor”, explica. “O pessoal está maravilhado.”

Segundo o prefeito, se o paciente tiver algum problema de locomoção, os médicos prestam o atendimento na própria residência.

O programa não foi o único que beneficiou a cidade. Paixão lista as mudanças que a região viveu durante as gestões do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. O Luz Para Todos, por exemplo, levou luz para as casas na zona rural que não tinham energia. Outro programa que ajudou as famílias camponesas foi o Minha Casa, Minha Vida, que levou casas de alvenaria para famílias que antes moravam em residências de pau a pique.

Além disso, mais de mil pessoas foram atendidas pelo Brasil Sorridente, de cuidado odontológico. Os pequenos produtores também tiveram o acesso ao crédito ampliado para investir na produção.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Máquinas permitiu a melhoria das estradas. “Encascalhamos os trechos piores, e nas regiões mais secas, fizemos represas para os animas e plantas”, diz. Também foram instaladas cisternas, já que a região sofre com a seca.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ