Doe Agora!

Conferência Internacional Anticorrupção pede democracia e transparência no Brasil


Conferência Internacional Anticorrupção pede democracia e transparência no Brasil

Foto: Francisco Proner

Na Conferência Internacional Anticorrupção que ocorreu de 22 a 24 de outubro em Copenhague, 170 especialistas na área de anticorrupção, de 63 países, manifestaram contra o momento que vive o país. Eles afirmam que corrupção se combate com liberdade e não com perseguição às organizações da sociedade civil e à imprensa. Expressam “rejeição a qualquer tentativa de ameaçar a liberdade e a segurança da sociedade civil organizada e jornalistas investigativos ou a autonomia e legitimidade das instituições democráticas.”

Corrupção se combate com transparência. Não é se escondendo atrás de mentiras ou subterfúgios que nós vamos derrotar a corrupção. E criando meios para a descoberta e investigação como tantos que foram criados nos anos Lula.

Mostrando preocupação com o Brasil e o mundo o documento afirma: "Nos últimos anos nós assistimos com grande preocupação como governos de diferentes partes do mundo têm tomado medidas para reduzir a liberdade de expressão e as ações da sociedade civil, enfraquecendo seriamente a luta contra a corrupção e a estabilidade democrática".

Pedem ainda que os candidatos implementem um poderosa política de respeito aos direitos civis e também pelas organizações que representam a sociedade.

O manifesto ainda pede que todas as instituições multilaterais, e todas as organizações da sociedade civil fiquem atentas e vigilantes a qualquer intenção ou risco de diminuição dos direitos da sociedade civil no Brasil e no resto do mundo.

Você pode ler a íntegra em inglês aqui. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ