Faça parte. Contribua. Aprenda.

Contribua e aprenda com grandes intelectuais.
Doe R$ 200 ou mais e ganhe um curso. — Professor do mês: Ricardo Lodi Ribeiro.

Instituto Lula

Menu

Mapa da criação de universidades, campi e institutos federais

07/09/2018 11:09

Foto: Ricardo Stuckert

Do Lula.com.br

Uma revolução foi feita na educação do Brasil pelos governos progressistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, quando estiveram à frente da presidência da República.

Ministro da Educação de ambos presidentes, Fernando Haddad (2005-2012), em 2007, Haddad criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para avaliar a qualidade do ensino nas escolas públicas e, assim, desenvolver ações para superar os principais desafios encontrados.

As universidades públicas e institutos federais, antes basicamente centralizados nas capitais dos estados, foram levados para todo o interior do país. Foram criadas 18 novas universidades federais e 173 câmpus universitários, praticamente duplicando o número de alunos duplicados entre 2003 a 2014: de 505 mil para 932 mil.

Os institutos federais também tiveram uma grande expansão durante os governos progressistas: foram implantados mais de 360 unidades por todo o país.

Confira, nos mapas abaixo divididos por regiões, todas as universidades, campi e institutos federais instalados nos governos petistas.

Clique aqui para navegar pelo mapa da região Norte

Clique aqui para navegar pelo mapa da região Sul

Clique aqui para navegar pelo mapa da região Nordeste

Clique aqui para navegar pelo mapa da região Sudeste

Clique aqui para navegar pelo mapa da região Centro-Oeste