Doe Agora!

Mensagem de Lula para o 4º Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras LGBT

Em mensagem gravada para o 4º Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras LGBT, Lula lembra das políticas de valorização da população LGBT de seu governo e fala sobre a importância de defender os direitos trabalhistas


Mensagem de Lula para o 4º Encontro de Trabalhadores e Trabalhadoras LGBT

Mensagem de Lula a trabalhadorxs LGBT: "Tenho muito orgulho de lutar ao lado de vocês". Vídeo: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem para o 4º Encontro Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras LGBT, que está sendo realizado pela Secretaria de Políticas Sociais da CUT-SP, na Praia Grande (SP). 

No vídeo, Lula lembrou das políticas de valorização da população LGBT realizadas por ele e pela ex-presidenta Dilma Rousseff, como a criação do programa “Brasil sem Homofobia”; o fortalecimento do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT; a sanção da Lei Maria da Penha, que passou a prever também a união homoafetiva feminina; a Criação do módulo LGBT no Disque 100 e da Coordenação Geral de Promoção dos Direitos de LGBT; a elaboração do 1º Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, além de Conferências Nacionais de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT.

Para o ex-presidente, é importante a população estar organizada para defender os direitos trabalhistas, os avanços nos direitos LGBT e lutar contra o preconceito e a discriminação. "Vivemos hoje momentos duros na luta por direitos e às vezes parece que todas as nossas conquistas estão ameaçadas. Por isso mesmo‚ é muito reconfortante para mim ver vocês organizados e dispostos a defender os direitos trabalhistas que custaram a luta de gerações de brasileiros antes de nós", diz. 

Lula acredita que o combate contra o preconceito e a homofobia é uma luta diária e defende que a sociedade precisa estar unida em defesa da garantia de direitos e igualdade para todos. "Eu tenho muito respeito por todos os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais deste país. É por isso que uma das primeiras medidas que tomei quando cheguei à Presidência da República foi dar à Secretaria de Direitos Humanos o status de ministério. Assim, colocamos os Direitos Humanos no mesmo patamar das outras áreas do Executivo e demos mais espaço à defesa dos direitos da população LGBT", lembra. 

Confira o vídeo: 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ