Doe Agora!

PE: Lula tem reencontro marcado com a própria história

Estado que recebeu investimentos e obras nos governo do PT recebe visita do ex-presidente pelo projeto ‘Lula Pelo Brasil’ nos dias 24 e 25


PE: Lula tem reencontro marcado com a própria história

Nos dias 24 e 25 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Pernambuco. A visita faz parte do projeto Lula pelo Brasil uma iniciativa para conhecer a fundo a realidade brasileira.

No dia 31 de agosto, depois de passar por Juazeiro do Norte, no Ceará, Lula irá retornar a Pernambuco. A capital pernambucana é uma das paradas da viagem do ex-presidente pelo Nordeste, na caravana Lula Pelo Basil. No Recife, Lula visitará o Museu Cais do Sertão, às 15h30 nesta quinta-feira (24). Na sexta-feira (25), o ex-presidente participará de ato com trabalhadores contra o desmonte, às 10h, em Ipojuca. Às 17h, ele estará em ato da Frente Brasil Popular, na Praça do Carmo. E no sábado, Lula voltará à Brasília Teimosa, a partir das 10h.

O pernambucano sabe como sua vida melhorou a parir de 2003. Foi com Lula e Dilma que o estado voltou a crescer, passou a refinar petróleo, construir navios, produzir automóveis.

O porto de Suape, prometido há décadas e nunca finalizado, só foi finalmente concluído na gestão de Lula, quando virou um complexo portuário industrial.

Tendo mais da metade do seu território dentro do sertão, lugar de escassez de chuvas e clima semidesértico, Pernambuco viu as águas chegarem ao sertão graças a Lula e Dilma, com a Transposição do São Francisco.


Lula nas águas do Velho Chico, em Monteiro (PB). Foto: Ricardo Stuckert

O crescimento de Pernambuco com o PT foi em todo estado, do sertão ao litoral. Uma das grandes obras das administrações petistas aconteceu no bairro chamado Brasília Teimosa, no Recife, capital de Pernambuco.

Por décadas, centenas de famílias moravam lá em palafitas, sem mínimas condições de higiene e habitação. Quando a maré subia, derrubava as construções precárias, e muitas vidas eram perdidas.

Em 2003, o então presidente Lula visitou a área, ao lado do prefeito petista na época, João Paulo (PT). Aquela visita acabaria por ser o pontapé inicial de um projeto que marcou a história da cidade: a retirada das palafitas e a requalificação da orla de Brasília Teimosa.

Ao todo, foram removidas 1.864 palafitas em todo Recife e entregues 4.552 unidades habitacionais.

Brasília Teimosa manteve o nome, mas com a retirada das palafitas, ganhou uma orla toda urbanizada e uma nova via, a Avenida Brasília Formosa.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

RECOMENDADAS PARA VOCÊ