Doe Agora!

Podcast Rádio Lula #3: Fake news, com Rodrigo Ratier


Podcast Rádio Lula #3: Fake news, com Rodrigo Ratier

Está no ar o terceiro episódio da Rádio Lula, o podcast do Instituto Lula. Desta vez, o tema são as "fake news", e nosso entrevistado é o professor de jornalismo Rodrigo Ratier. Ratier é um dos criadores do curso online "Vaza, Falsiane! ". Juntamente com os professores Leonardo Sakamoto e Ivan Paganotti, Ratier venceu um edital do Facebook para criar um curso online, totalmente gratuito, sobre o tema. Em formato inovador e com vídeos protagonizados pelo youtuber Iberê Tenório, o curso explora o assunto (e suas polêmicas) em oito módulos.

Em uma hora de conversa, Ratier ajuda a entender as várias táticas de desinformação, que vão muito além das fake news, e também apresenta as táticas que o curso apresenta para fugir dessa roubada.

Ouça o podcast agora no SoundCloud:

Ou em seu agregador favorito de podcasts e:

A Rádio Lula

Não se pode prender ideias. Graças à solidariedade da sociedade, o Instituto Lula se mantém ativo neste ano, mesmo com a perseguição ao projeto de país representado pelo ex-presidente Lula. O podcast é uma das novidades deste semestre e convidamos todos a dar opiniões e sugestões em [email protected]  e também a colaborar com a manutenção do Instituto. A partir de agosto, doações de R$ 200 ou mais darão direito a um dos cursos de formação política do Instituto Lula. O primeiro dele, sobre Democracia e seus bloqueios, com a professora Marilena Chaui já está no ar em cursos.institutolula.org.

O curso Vaza, Falsiane!

Vaza, Falsiane! é um curso online de iniciativa de três amigos, jornalistas e professores universitários. Ao longo dos últimos dois anos, eles mergulharam no estudo das fake news, investigando as melhores formas de produzir conteúdo sobre o assunto para um público amplo. Nesse período, foram incubados pela ONG Repórter Brasil e vencemos um edital de financiamento do Facebook.

Acessando os conteúdos por meio de seu login de Facebook, você confere os conteúdos dos oito módulos do curso, faz os testes de conhecimento e recebe um certificado de conclusão. O endereço é: https://vazafalsiane.com 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ