Doe Agora!

Podcast sobre juros e capital improdutivo inaugura "Rádio Lula"


Podcast sobre juros e capital improdutivo inaugura "Rádio Lula"

Professor Ladislau Dowbor. Foto: Reprodução/Facebook

Uma conversa com o economista Ladislau Dowbor sobre juros e o capital improdutivo inaugura a Rádio Lula, o podcast do Instituto Lula. Mesmo estrangulado financeiramente, o Instituto Lula segue ativo graças às doações solidárias de admiradores. O podcast é mais uma iniciativa para trazer ao debate pautas que nem sempre recebem o devido espaço na imprensa tradicional. A partir desta quarta-feira (25), lançaremos um novo programa toda semana.

O convidado escolhido para o primeiro programa é um economista com larga experiência internacional e consultor de diversas agências das Nações Unidas, países e governos municipais, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros, coloca toda sua produção disponível online na página dowbor.org.

Em seu livro “A Era do Capital Improdutivo”, Ladislau Dowbor se debruça sobre o processo de financeirização no planeta e no Brasil e como os juros altos e atrativos acabam travando o desenvolvimento produtivo dos países, em especial do Brasil. "Os bancos e outras instituições de intermediação financeira, que já estiveram a serviço do sistema produtivo, passaram hoje a dominá-lo, extraindo por meio de juros e tarifas volumes de recursos incomparavelmente maiores do que a sua contribuição. Geramos uma sociedade dominada por rentistas improdutivos". 

Na conversa, como no livro, Ladislau explicita em termos claros como funciona o sistema de drenagem dos recursos produtivos que gerou e aprofunda a crise. Não exige nenhum conhecimento particular de economia ou de finanças. Trata-se do nosso bolso, e isso qualquer cidadão entende.

Você pode ouvir o programa no SoundCloud ou nos agregadores de podcasts: 
CastBox  
Pocket Cast 
iTunes 

O Livro:

Aqui o autor colocou o texto na íntegra: http://dowbor.org/blog/wp-content/uploads/2012/06/a_era_do_capital_improdutivo_2_impressãoV2.pdf 

O livro está nas livrarias, e pode ser adquirido também diretamente com os editores em: http://autonomialiteraria.com.br/loja/teoria-politica/a-era-do-capital-improdutivo-a-nova-arquitetura-do-poder-dominacao-financeira-sequestro-da-democracia-e-destruicao-do-planeta/ 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ