Doe Agora!

Prêmio Nobel da Paz convida Lula a participar de conselho global pelos direitos das crianças

Segundo o indiano Kailash Satyarthi, a “voz moral” do ex-presidente é necessária para ajudar a erradicar o trabalho infantil no mundo


Prêmio Nobel da Paz convida Lula a participar de conselho global pelos direitos das crianças

O ex-presidente aceitou o convite de Satyarthi e se colocou à disposição da nova iniciativa. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Nesta quarta-feira (20), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu Kailash Satyarthi, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2014. O indiano, que é ativista pelos direitos das crianças, foi recebido na sede do Instituto Lula e veio a São Paulo fazer um convite a Lula. 

Satyarthi está formando um conselho com a presença de outros ganhadores do Prêmio Nobel e líderes mundiais para colocar em pauta questões como trabalho infantil, tráfico de pessoas e o trabalho escravo. O ativista afirmou a Lula que está em busca de pessoas que sejam uma “voz moral” no mundo e que “essa voz estaria incompleta sem o senhor".

O ex-presidente agradeceu o convite e aceitou participar da iniciativa capitaneada por Satyarthi. Segundo Lula, “o Brasil está fazendo sua parte” no combate ao trabalho infantil através de “políticas de inclusão social que nos fizeram avançar muito”. “Não podemos permitir retrocesso”, disse. “As mulheres e crianças subiram um degrau em termos de direitos humanos, mas ainda pode subir outros mais”, completou. O ganhador do Nobel disse que Lula é “não apenas o presidente dos pobres, mas o economista dos pobres”. O ex-presidente afirmou preferir ser chamado de “amigo dos pobres”.

Satyarthi também agradeceu a Lula por ter feito “campanha para incluir a causa do trabalho e da exploração infantil nas metas do miênio” da Organização das Nações Unidas (ONU). “Isso ajudou muito”, afirmou. “O senhor foi o primeiro líder mundial a se comprometer com essa questão”, relembrou. Os dois já haviam se encontrado em 2013, no Instituto Lula. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ