Doe Agora!

Presidente do Instituto Lula visita Feira Nacional da Reforma Agrária


Presidente do Instituto Lula visita Feira Nacional da Reforma Agrária

João Paulo Rodrigues, dirigente do MST, apresenta a feira para Paulo Okamotto

Com informações da Rede Brasil Atual e do MST

Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, visitou nesta sexta-feira (4), a 3ª Feira Nacional da Reforma Agrária, no Parque da Água Branca, em São Paulo. O ex-presidente Lula visitou as duas edições anteriores da feira, a primeira delas acompanhado de sua esposa, dona Marisa Letícia.

Okamotto fez questão de visitar a feira e conversar com vendedores e dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que é organizador do evento. Os agricultores, vindos dos quatro cantos do Brasil, trazem à capital paulista sua produção in natura e também a agroindustrializada, segundo os organizadores, todos produtos com o sabor marcante das lutas camponesas. "Cada marcha, cada ocupação de terra que realizamos, tem o objetivo de construir um modelo de vida digno no campo, com produção de alimentos saudáveis e mais renda para o trabalhador", diz Antônia Ivoneide, da direção do MST.

“O que vem pra Feira é parte daquilo que eu alimento também a minha família”, indica Antônia Ivoneide, a Neném, como é conhecida a agricultora, integrante da Direção Nacional do MST. “Vamos nos alimentar (e bem) aqui na Feira, como eu, como parte da comunidade que eu vivo, numa relação direta de respeito”, completa. A Feira Nacional da Reforma Agrária funciona diariamente das 8h às 20h.

A agricultura familiar responde atualmente por 70% daquilo que o brasileiro come diariamente. O MST já é o maior produtor de arroz orgânico do mundo.

Além da venda de alimentos saudáveis, os participantes têm acesso a sementes, artesanato e até livros, além de seminários de formação político-cultural, conferências e outros eventos paralelos.

A feira também conta com uma programação cultural gratuita e participações especiais de artistas da cultura popular, como os pernambucanos Siba e Otto, a cantora Ana Cañas, a banda afro Ilê Aiyê e o sambista carioca Martinho da Vila.

"Eu já sou público da feira, de ir e de perceber a feira mais do que um lugar de venda e de escoamento da produção, mas muito mais como um lugar de encontro. Dá pra perceber que é um grande encontro, que vem gente do país inteiro e que tem uma mensagem muito forte", destaca o músico Siba, que se apresentou nesta sexta-feira.

Para ele, no atual contexto político brasileiro, a mensagem da reforma agrária e da produção de alimentos saudáveis trazida pelo MST precisa ganhar a sociedade. "Uma mensagem do quanto esse conceito de agricultura, esse modo de pensar a terra, é cada vez mais importante pro nosso país", afirma o artista.

Serviço

3ª Feira Nacional da Reforma Agrária

Local:  Parque da Água Branca

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455 - São Paulo

Horário: das 8h às 20h

RECOMENDADAS PARA VOCÊ