Doe Agora!

PUC diplomará cinco alunos mortos pela ditadura


PUC diplomará cinco alunos mortos pela ditadura

Para relembrar os 40 anos da invasão da PUC, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo homenageará os estudantes Carlos Eduardo Fleury, Cilon Cunha Brum, José Wilson Lessa Sabbag, Luiz Almeida Araújo e Maria Augusta Thomaz. Os cinco foram mortos pela ditadura militar e jamais completaram seus cursos na PUC-SP, onde estudavam, no final dos anos 60. Os corpos de Luiz Almeida (Lula) e de Cilon Brum até hoje não foram encontrados. 

Nesta segunda (18), eles serão homenageados pela Comissão da Verdade criada pela universidade, que, com a cerimônia, encerrará formalmente seus trabalhos. A PUC lhes concederá um diploma simbólico, como parte de uma semana dedicada a lembrar os 40 anos desde que a universidade foi invadida, com grande selvageria, por tropas da Polícia Militar comandadas pelo coronel Erasmo Dias.

“Para relembrar os 40 anos da invasão, precisávamos de algo que revivesse a memória desses estudantes. Então, pensamos em atribuir um diploma para cada um deles. Não podemos atribuir um diploma no sentido formal, porque nenhum deles pode completar a graduação, mas nós vamos homenagear e reconhecer, postumamente, a presença desses estudantes na universidade. Os diplomas serão encaminhados para as famílias desses estudantes no dia 22. A data faz a ponte entre os movimentos sociais e estudantis durante a ditadura militar e a presença da Universidade na luta pela redemocratização. Esses meninos e meninas são heróis”, afirma a reitora Maria Amalia Andery.

No dia 22 de setembro de 1977, estudantes oriundos de todo o Brasil celebravam a realização do 3º Encontro Nacional dos Estudantes (proibido pela ditadura), em frente ao teatro da PUC, o Tuca, situado na rua Monte Alegre, bairro de Perdizes, quando foram surpreendidos pela polícia. A tropa de choque chegou disparando bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, cercando e empurrando para dentro do campus todos os que ocupavam a rua em frente ao teatro . Os soldados invadiram salas de aula, laboratórios e todas as dependências universitárias.

Para conhecer mais sobre essa história, visite o Memorial da Democracia , o museu virtual dedicado às lutas democráticas do povo brasileiro.

* Com informações do Blog do Sakamoto. 

RECOMENDADAS PARA VOCÊ