Doe Agora!

Revista conta 30 anos da luta dos metalúrgicos do ABC contra o racismo

"Não basta você dizer que não é racista. É preciso ir à luta para de fato exterminar com o racismo", diz ex-coordenador da Comissão de Igualdade Racial e de Combate ao Racismo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC


Revista conta 30 anos da luta dos metalúrgicos do ABC contra o racismo

Conversa de Griô marca 30 anos da Comissão de Igualdade Racial dos metalúrgicos do ABC. Foto: SMABC

Da Rede Brasil Atual

Os metalúrgicos do ABC lançaram nesta segunda-feira (27), em São Bernardo do Campo, a revista Conversa de Griô com histórias da luta contra o racismo empreendida, ao longo de 30 anos, pela Comissão de Igualdade Racial do sindicato. Com relatos dos dirigentes que passaram pelo órgão, a publicação traz também um artigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tema. 

De origem africana, a palavra griô se refere àquelas pessoas que, pela experiência vivida em família e na comunidade, desempenham papel de agentes culturais, transmitindo oralmente valores, costumes e tradições do seu povo. 

O atual coordenador da Comissão de Igualdade Racial e de Combate ao Racismo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), José Laelson de Oliveira, o Léo Superliga, ressalta que, desde que a comissão foi criada, em 1987, apenas um caso de racismo foi registrado nas indústrias metalúrgicas do ABC. 

"O nosso sindicato tem um diferencial, porque é um sindicato cidadão. Estamos sempre representando os direitos da classe trabalhadora, mas com um olhar para a sociedade, falando das pautas que importam", afirma Léo Superliga ao repórter Jô Miyagui, para o Seu Jornal, da TVT.

O ex-coordenador da comissão Hildo Soares de Souza lembra do tempo em que as empresas anunciavam postos de trabalho com a exigência de "boa aparência" entre os pré-requisitos, prática de racismo velado que precisou ser combatida. 

"Hoje, para combater o racismo, não basta você dizer que não é racista. É preciso ir à luta para de fato exterminar com o racismo. Só assim a gente pode construir uma sociedade mais humana, mais justa e mais igualitária", diz Hildo. 

A revista Conversa de Griô será distribuída nas fábricas do ABC a partir desta quarta-feira (29), quando também estará disponível no site do SMABC

RECOMENDADAS PARA VOCÊ