Doe Agora!

Solidariedade a Lula inclui campanha pelo envio de cartas ao ex-presidente

Antes comum como meio de comunicação a aproximar pessoas, a carta vira peça de resistência dos apoiadores de Lula, considerado preso político


Solidariedade a Lula inclui campanha pelo envio de cartas ao ex-presidente

Grupo redigiu cartas ao ex-presidente na Praça da Sé. Foto: Arquivo Pessoal

#SejaInstitutoLula #InstitutoLula 


Clique acima para participar do Financiamento coletivo para manter vivo o Instituto Lula.


Da Rede Brasil Atual 

Grupos de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passaram a divulgar nas redes sociais uma campanha para que as pessoas escrevam cartas com mensagens de apoio. “Uma carta de amor pode mudar o dia de uma pessoa”, diz uma mensagem. “Houve um tempo em que a única maneira de dar notícias para alguém, ou receber dessa pessoa distante, era por meio das cartas escritas à mão e enviadas pelo Correio”, diz outra.

Essa cultura já foi “personagem” do longa metragem Central do Brasil (1998), de Walter Salles, que levou o Brasil a disputar Oscar de melhor filme estrangeiro. Nele, o personagem da atriz Fernanda Montenegro teve em seu ofício, o de escrever cartas a pedido de pessoas que frequentavam a estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, o gancho para o desenrolar de uma história emocionante.

O histórico do caráter afetuoso do hábito de adotar a carta como meio de comunicação e a personagem Dora, de Central do Brasil, chegou até a inspirar grupos culturais a criar serviço semelhante em estações de trem de São Paulo, em que voluntários davam plantão para estimular usuários não alfabetizados a se conectar com pessoas queridas por meio de um texto escrito.

Há cerca de dois anos, o grupo teatral Estopou Café chegou a montar uma peça com base em 300 cartas escritas por passageiros em diversas estações.

Com a campanha, a carta vira peça de resistência dos apoiadores de Lula, considerado preso político depois de ter sua detenção ordenada por um juiz de primeira instância com base num processo que não levantou nenhuma prova e que ouviu 77 testemunhas, nenhuma capaz de incriminar o ex-presidente.

Para mandar uma carta:

DIRETÓRIO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES
a/c Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Alameda Princesa Izabel, 160 - São Francisco, Curitiba - PR, CEP 80410-110

RECOMENDADAS PARA VOCÊ