Doe Agora!

Djamila a Lula: Sou exemplo da importância de seu governo


Djamila a Lula: Sou exemplo da importância de seu governo

Foto: Reprodução

Djamila Ribeiro, filósofa, escritora e coordenadora da coleção Feminismos Plurais, escreveu uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta-feira (4), publicada pelo Cartas pro Lula

Na mensagem, Djamila conta acompanhar desde o início o processo de condenação e prisão de Lula, entendido por ela como uma “farsa jurídica posta em curso para legitimar o antipetismo, a deterioração de empresas nacionais e a alteração no curso eleitoral brasileiro, farsa cada vez mais escancarada agora com o juiz como ministro da Justiça do candidato favorecido pelo seu afastamento na disputa”.

A escritora ainda faz um relato emocionante: “Meu pai, Joaquim Ribeiro dos Santos, estivador do porto de Santos, uma semana antes de falecer no hospital da cidade, folheava o jornal que trazia sua foto como Presidente da República. Havia acabado de acontecer aquele dia apoteótico em Brasília, que tanto encheu as pessoas de esperanças. Olhando a foto, com os olhos marejados, Seu Joaquim disse ʽvivi para ver um trabalhador ser Presidenteʼ. Sua eleição foi um último presente antes da morte de meu pai”.

Enquanto defende a justiça para Lula e sua consequente liberdade, Djamila Ribeiro encontra espaço para lançar um olhar crítico sobre os governos do ex-presidente: “Por isso, embora tenha ficado brava com você algumas vezes, não deixo jamais de reconhecer a importância do seu governo para pessoas do meu grupo social, sendo eu mesma um exemplo disso”.

Leia esta e outras cartas na íntegra no site Cartas pro Lula, lançado no último domingo (7). Entre os remetentes, estão figuras como Marilena Chaui, Renato Janine Ribeiro e Ana Cañas.  

RECOMENDADAS PARA VOCÊ