Doe Agora!

Tarso Genro: És prisioneiro político de um processo de exceção

Ex-governador e ex-ministro ressalta esforços no combate à corrupção durante o governos Lula, quando esteve à frente da pasta da Justiça: "Me lembro do teu comando permanente para reforçar a PF"


Tarso Genro: És prisioneiro político de um processo de exceção

"Sou testemunha da tua lisura e honradez como governante", diz Tarso em carta a Lula. Foto: Ricardo Stuckert

#SejaInstitutoLula #InstitutoLula 


Clique acima para participar do Financiamento coletivo para manter vivo o Instituto Lula.


Do Sul 21

O ex-ministro da Justiça e ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro enviou uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está presonas dependências da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A carta foi entregue por familiares ao ex-presidente. Tarso diz que Lula é um prisioneiro político, vítima do estado de exceção que se instalou no país.

Confira a carta na íntegra:

Caro amigo e companheiro Presidente Lula:

Aproveito a oportunidade da visita do Fábio para te remeter esta mensagem, que tenho confiança chegará nas tuas mãos. És um prisioneiro político, originário do processo de “exceção”, que verte por todos os poros do Estado Brasileiro. Esta “exceção” é articulada por uma parte não desprezível do Ministério Público e do Poder Judiciário, foi iniciada no Poder Legislativo – através de uma maioria fisiológica e parte dela corrupta – bem como está presente em vastos setores do Poder Executivo, dirigido – hoje – pelo que tem de pior na política nacional. Mas a agenda da “exceção” é do oligopólio da mídia, que queria conseguir e conseguiu montar um Governo que fosse refém das corporações privadas, para apresentar e aprovar as reformas que sufocam direitos históricos e desmontam políticas públicas de alto interesse social.

Sou testemunha da tua lisura e honradez como governante, que jamais fez qualquer gesto de proteção ou tentativa de dilação, nas dezenas de investigações e inquéritos que tramitaram na Polícia Federal e nos órgãos de Controle da União, durante os teus Governos. Particularmente me lembro – durante a minha gestão no Ministério da Justiça – do teu comando permanente para reforçar a Polícia Federal, para que esta desenvolvesse, à época, um trabalho exemplar – em todos os “fronts” de sua responsabilidade – na luta contra a corrupção endêmica, presente no Estado Brasileiro.

Tenho certeza que tens a tranquilidade e a dignidade moral para passar por esta provação, que te impõem de maneira arbitrária e injustificada e que sairás, daí, mais forte do que entraste.

Sabes – perfeitamente – que o teu encarceramento é muito mais do que a apreensão da tua pessoa física, mas é a busca do encarceramento e neutralização da vontade política da maioria do povo brasileiro, nos corredores da humilhação e da derrota. Não conseguiram e não conseguirão. Como tu mesmo disseste, já és – pela tua sinceridade e capacidade de luta – uma ideia que flui e organiza as principais lutas do povo brasileiro, na busca da sua dignidade política e dos seus direitos.

Estou, como sempre, atento às tuas orientações políticas e sou solidário, de forma integral, contigo e com teus familiares.

Forte abraço, Tarso Genro

RECOMENDADAS PARA VOCÊ