Instituto Lula

Menu

Vencedor do Pulitzer visita Instituto Lula

27/04/2017 23:30

Maurício Lima cumprimenta o ex-presidente na sede do Instituto Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje (27), em São Paulo (SP), a visita do fotógrafo brasileiro vencedor do Prêmio Pulitzer 2016, Maurício Lima. 

Ganhador  do mais tradicional prêmio do jornalismo, na categoria Breaking News Photography, Maurício foi o primeiro brasileiro a ganhar o prêmio. Desde a invasão dos Estados Unidos no Iraque, em 2003, Mauricio Lima, o mais premiado fotógrafo brasileiro no exterior, tem documentado sociedades afetadas por conflitos e as consequências sobre a população civil. Após conversar com o ex-presidente sobre a questão dos refugiados no Oriente Médio, Maurício presenteou Lula com uma foto que faz parte da série que lhe rendeu a premiação. 

Após mais de 50 dias de caminhada por 10 países, desde a Síria até a Suécia, Maurício produziu a série fotográfica “Farida, um Conto Sírio”, documentando a trajetória de uma família de refugiados da Síria, os Majids, em busca de asilo. Em seu histórico de trabalhos fotográficos, Maurício Lima também já registrou a devastação da guerra na Ucrânia. 

A exposição “Farida, um Conto Sírio”, que reúne 33 fotos que retratam a jornada de milhares de refugiados da Síria, está em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, até 28 de maio.

Golpe

No ano passado, o fotógrafo aproveitou a cerimônia de premiação do Pulitzer para denunciar o golpe no Brasil. “Tenho certeza que todos aqui sabem o que está acontecendo no Brasil neste momento. Eu gostaria de expressar meu apoio à liberdade de expressão e à democracia – o que é exatamente o que não está acontecendo no Brasil agora. Então, eu sou contra o golpe.” Veja o discurso de Maurício: