Doe Agora!

Cartas ao presidente Lula: 365 dias em depoimentos enviados para o cárcere

Trechos de 12 cartas — uma para cada mês em que Lula está preso — revelam o protesto silencioso do povo contra sua prisão


Cartas ao presidente Lula: 365 dias em depoimentos enviados para o cárcere

“Hoje, quando olho para trás, um passado tão próximo, fico muito orgulhosa de ter contribuído com esse voto para mudar a cara do país”, diz trecho de uma carta que Lula recebeu menos de uma semana após ser preso sem provas em Curitiba. O ex-presidente recebeu mais de 35 mil cartas ao longo deste um ano em que é mantido como preso político. O conteúdo das cartas vai de indignação com a injustiça pela qual passa até a gratidão pelo Brasil que construiu em seus governos.

As cartas expressam os sentimentos de milhares de pessoas pelo Brasil e pelo mundo que têm convicção e provas da prisão injusta e política de Lula. São histórias de vida, presentes, desabafos, questionamentos sobre a justiça, mensagens de fé, declarações de amor e muitos, muitos agradecimentos.

O Instituto Lula é responsável por receber, catalogar e responder todas essas cartas a pedido de Lula e selecionou um trecho para cada um dos 12 meses em que Lula está preso injustamente:

Abril de 2018 - Carta recebida no dia 13/04 de Pé de Serra - BA

“Obrigada por matar a fome de muitas pessoas da minha cidade, obrigada por trazer a luz para roça da minha vó, obrigada por tornar possível o sonho da universidade de meus amigos, obrigada por lembrar que convivemos com a seca e precisamos de reservatórios”

Maio de 2018 - Carta recebida no dia 30/05 de Diamantina - MG

“Hoje estou com mais de 60 anos, juntamente com meu filho somos universitário, graças à você, que promoveu o bem estar da sociedade, criando programas, com a esperança de diminuir a desigualdade e por um Brasil mais justo e digno para todos”.

Junho de 2018 - Carta recebida no dia 08/06 de Aricanduva - MG

“Tenho orgulho de dizer que fui um dos primeiros apoiadores e que levantou sua bandeira em minha região [...] Minha filha vai começar a cursar a faculdade de direito graças ao Prouni, que agora permite a ela, mesmo nascida em família pobre se formar na faculdade”.

Julho de 2018 - Carta recebida no dia 30/07 de Brasília - DF

“Estou profundamente desapontado pelas circunstâncias em que você se encontra. Espero que ser um preso político não tenha deixado esmorecer o seu ânimo e também que essa missiva possa te entreter no tédio de uma injustiça”.

Agosto de 2018 - Carta recebida no dia 18/08.

“Eu não sabia desenhar, mas há tempos preparo esse tiê-sangue para você. O fundo não ficou bom, mas nosso “fundo” não está bom mesmo… Esse passarinho deve ser comunista. Essas cores deles… E tem deles engaiolados que seguem cantando”. [inserir desenho]


Setembro de 2018 - Carta recebida no dia 11/09

“É lamentável ver a situação do  Brasil: os ministros do STF e juízes rasgando a Constituição, a decisão da ONU que não foi acatada e nossas riquezas sendo entregues para os estrangeiros”.

Outubro de 2018 - Carta recebida no dia 10/10 de Araxá-MG

“Presidente, como está alto o preço que o senhor está pagando por ter feito um governo democrático, que incluiu o povo no orçamento! O egoísmo e a ignorância de muitos não têm limites. Mas, tenho certeza de que o amor vencerá”.


Novembro de 2018 - Carta recebida no dia 18/11

“Não vamos parar enquanto não tirarmos você dessa masmorra. Não nos esquecemos um minuto sequer de você. Fique firme!”

Dezembro de 2018 - Carta recebida do Piauí

“Toda serenidade e paz de espírito e a certeza de que muitas vidas foram transformadas, incluindo a minha e da minha família. Homem, negro, prounista, cotista, morador de periferia, de família piauiense”.

Janeiro de 2019 - Carta recebida no dia 11/09 de Pé de Serra - BA

“Lula, você pensou e pensa grande e em todos por isso é privado de liberdade, mas não pode ser tirado o direito de sonhar. Você nos fez compreender melhor o evangelho da multiplicação dos pães, quando criou o Bolsa Família e fez milhões de pessoas saciar um pouco a fome”.

Fevereiro de 2019 - Carta recebida no dia 27/02 de Silveirânia - MG

“Venho através desta carta cumprimentá-lo e lhe convidar para as festividades de minha formatura. Formatura que só está sendo possível graças aos programas de incentivo ao desenvolvimento da educação implantados em seu governo”.

Março de 2019 - Carta recebida no dia 01/03

“As saudades que sentimos de ti são tão grandes que já não cabem no Brasil. Venho aqui, mais uma vez, te enviar através do Instituto Lula (que sempre tem nos recebido de braços abertos), expressões de forma tão diversas da luta por sua liberdade, da luta pela liberdade do Brasil”.

Abril de 2019 - Carta recebida no dia 06/04

“Escrevo essa carta enquanto me preparo para voltar a Curitiba. Amanhã faz um ano que você está aí. E faz um ano que eu nunca mais consegui me sentir completamente feliz. Não consigo conviver bem com injustiças. E a sua prisão é uma das mais graves injustiças que esse nosso país tão injusto já produziu”.








RECOMENDADAS PARA VOCÊ