Doe Agora!

Curso completo: Classe trabalhadora no século 21

Após 11 encontros virtuais com discussões sobre os dilemas contemporâneos dos trabalhadores brasileiros, o ciclo de debates formativos ?A classe trabalh...


Curso completo: Classe trabalhadora no século 21

Após 11 encontros virtuais com discussões sobre os dilemas contemporâneos dos trabalhadores brasileiros, o ciclo de debates formativos “A classe trabalhadora na terceira década do século 21” foi concluído na última semana. A iniciativa foi organizada e oferecida conjuntamente pelo Instituto Lula, pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) e pela Red Estrado Brasil (Rede Latino Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente). 

O curso nasceu da urgência de se debater a devastação do trabalho no país, dada a grave recessão econômica, os números recordes de desemprego e subocupação, e a perda de direitos sociais e trabalhistas. As aulas foram preparadas levando em conta o cenário de crise sanitária e política decorrentes da pandemia, especialmente pelo fato de ela ter revelado as entranhas do neoliberalismo, pelas quais a classe trabalhadora sofre e busca resistir.

O ciclo de debater teve como referência o livro “A Devastação do trabalho: a classe do labor na crise da pandemia”, organizado por Dalila Andrade Oliveira e Marcio Pochmann. O livro está disponível neste link.

Abaixo, assista às aulas:






RECOMENDADAS PARA VOCÊ