Doe Agora!

Fernández alerta sobre retomada da perseguição a Lula


Fernández alerta sobre retomada da perseguição a Lula

O presidente argentino Alberto Fernández / Foto: Reprodução/Facebook

Por Agência PT

Em uma série de tuites, em seu perfil, neste domingo, 11, o presidente da ArgentinaAlberto Fernández, manifestou sua preocupação diante da ameaça da retomada de perseguição ao presidente Lula por meio do que ele chama de “mesmas más práticas utilizadas anteriormente”.

“Dar marcha à ré da decisão tomada pelo STF por pressões midiáticas e políticas significaria um retrocesso institucional para o Brasil e um dano incalculável para todos que reivindicam o Estado de Direito como base da democracia”, afirmou o presidente argentino.

Lembrando que o STF do Brasil anulou os processos que resultaram na condenação do presidente Lula, Fernández destaca que “a decisão teve singular relevância por deixar evidente o uso de diferentes medidas de poder (políticos e midiáticos) para impedir a um cidadão a possibilidade de competir eleitoralmente”.

“A nulidade determinada pelo STF deixou em todos, defensores do Estado de Direito, a convicção de que o sistema judiciário brasileiro havia preservado a institucionalidade democrática”, afirmou o presidente argentino. Para Fernández, “o sistema judiciário do Brasil demonstrou a sua capacidade de autorrevisão, preservando a correta atuação da justiça”. A decisão, segundo ele, “representa um sopro de ar fresco para a democracia da região”.

O presidente Alberto Fernández conclui alertando que “Lula é um líder democrático não apenas para o Brasil, mas também para todo o continente latino-americano”. “A perseguição que levou Lula à prisão e o condenou indevidamente representa uma mácula que o Brasil não merece, que o STF começou a reparar”, conclui.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ