Doe Agora!

Há 196 anos, baianos consolidavam Independência


Há 196 anos, baianos consolidavam Independência

Imagem: Antônio Parreiras: O Primeiro Passo para a Independência da Bahia, Palácio do Rio Branco, Salvador, Bahia.

A Bahia foi o principal palco das gueras por independência no Brasil. Ali, na província que sediou a capital do Brasil por 214 anos, de 1549 a 1763, o conflito aconteceu pra valer e durou quase um ano e meio. A expulsão definitiva das tropas portuguesas só veio no dia 2 de julho de 1823, data da Independência da Bahia.

Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações

Corações brasileiros não combinam com tiranos, diz o refrão do "hino ao dois de julho". Além da consolidação da independência, a data marcou também o fim do perigo de fragmentação do território nacional, já que foi na Bahia que se concentrou o grosso das tropas portuguesas após a proclamação da Independência em 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro I encontrava-se em São Paulo.

Passados 171 anos da Independência da Bahia, em 2 de abril de 1994, o então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, fez uma caminhada pelas ruas de Salvador. No evento, ele se encontrou com Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Betânia. O Centro Sérgio Buarque de Holanda de Documentação e História Política guarda em seu acervo imagens deste dia, clicadas por Hélcio Nagamine. Para acessar este e outros materiais, visite o site do Centro Sergio Buarque de Holanda.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ