Doe Agora!

Há 56 anos, Brasil de Jango adotava método Paulo Freire


Há 56 anos, Brasil de Jango adotava método Paulo Freire

Em pé, Paulo Freire explica ao presidente João Goulart e a políticos nordestinos a sua pedagogia do oprimido, observado por Miguel Arraes (à sua esquerda) e outras autoridades / Acervo Fórum de Educação de Jovens e Adultos

Da Fundação Perseu Abramo

Em 16 de julho de 1963, o governo federal do presidente João Goulart lançava a Campanha Nacional de Alfabetização e cria, para coordená-la, a Comissão de Cultura Popular (CCP), sob a presidência do educador Paulo Freire. O objetivo da campanha é disseminar pelo território nacional o método Paulo Freire, desenvolvido pelo Movimento de Cultura Popular (MCP) em Pernambuco, testado em vários estados do Nordeste e levado ao Rio, São Paulo e Brasília pelo Centro Popular de Cultura (CPC), da União Nacional dos Estudantes (UNE).

O governo Jango fora atraído pelos impressionantes resultados obtidos pela Pedagogia do Oprimido — como Freire designou o seu método — nas experiências de Angicos e Mossoró (RN) e João Pessoa (PB). Em Angicos, 300 trabalhadores foram alfabetizados em 45 dias.

Na presidência da CCP, Freire prepararia as bases de um amplo programa nacional, fazendo o levantamento do número e da localização dos analfabetos — 20,4 milhões de pessoas entre 15 e 45 anos em todo o território nacional — e a montagem de cursos de preparação dos professores.

Em 21 de janeiro de 1964, pouco mais de dois meses antes do golpe militar, Jango anunciaria o início do Programa Nacional de Alfabetização. A ideia de que o conhecimento pode ser, em si, algo revolucionário faria de Freire um alvo dos militares. Logo após o golpe de 1964, ele seria preso e obrigado a se exilar. Pelos 16 anos seguintes, disseminaria pelo mundo o seu método inovador de alfabetização.

A Pedagogia do Oprimido é um método de alfabetização que se inicia com a investigação do universo temático dos educandos; entende o conhecimento como um trabalho coletivo, onde todos, inclusive o professor, participam da compreensão da realidade local e da imersão naquele universo vocabular. A alfabetização é simultânea a uma releitura coletiva da realidade.

Após voltar ao Brasil, Paulo Freire lecionou em universidades e foi secretário de Educação da Prefeitura de São Paulo em 1989, durante a administração Luiza Erundina. Em 2012, foi reconhecido como patrono da educação brasileira.

Reconhecido internacionalmente, ele recebeu o título de doutor Honoris Causa - concedido a quem se destaca em sua área de atuação - por aproximadamente 27 universidades e prêmios como Educação para a Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Educador dos Continentes da Organização dos Estados Americanos. Além disso, Freire é o terceiro pensador mais citado no mundo na área de Ciências Humanas.

Esse texto é um trabalho do Memorial da Democracia, o museu virtual do Instituto Lula e da Fundação Perseu Abramo dedicado às lutas democráticas do povo brasileiro.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ