Doe Agora!

Instituto Lula e PNUD firmam parceria pelo desenvolvimento social


Instituto Lula e PNUD firmam parceria pelo desenvolvimento social

Reunidos em Dacar, capital do Senegal, na ocasião do Seminário Internacional Brasil-África sobre Proteção Social, representantes do Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Instituto Lula definiram os termos de um acordo para trabalhar conjuntamente em defesa da inclusão social e do desenvolvimento sustentável, em especial na África.

O PNUD foi representado pela tanzaniana Ruby Sandhu-Rojan, diretora regional para a África, pelo somali Mohamed Yahya, coordenador de Programas Regionais do PNUD na África e pelo brasileiro Rômulo Paes de Sousa, diretor do Rio+Centre World Centre for Sustainable Development.  Pelo Instituto Lula participaram o diretor para a África, Celso Marcondes, e a conselheira Márcia Lopes.

Pelo acordo, o PNUD e o Instituto Lula devem estabelecer uma série de ações no âmbito da cooperação Sul-Sul na área social. Seus focos devem ser o compartilhamento das experiências dos programas para acabar com a extrema pobreza – em particular o Bolsa Família -, o acesso à proteção social para os grupos tradicionalmente marginalizados e excluídos e as ações sociais que preservem o meio ambiente.

Os termos finais deste memorando de entendimento serão definidos pelas diretorias das duas instituições. O ex-presidente Lula foi convidado a assinar o documento em Nova York, sede do PNUD, junto com Helen Clark, a administradora geral do programa da ONU.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ