Doe Agora!

Prêmio Apex-Brasil: Lula é homenageado por contribuição ao comércio exterior brasileiro


Prêmio Apex-Brasil: Lula é homenageado por contribuição ao comércio exterior brasileiro

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na noite desta quarta-feira (28) na cerimônia de entrega do 5º Prêmio Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Lula recebeu a homenagem na categoria “Promoção da Imagem do Brasil no Exterior”.

Baixe as fotos em alta resolução no Picasa do Instituto Lula.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges, ressaltou que a ampliação das fronteiras comerciais do Brasil é uma prioridade do ministério e que o trabalho da Apex tem sido muito importante nesta área. Ele agradeceu a presença de Lula afirmando que ele foi responsável por "mudar o patamar do comércio exterior brasileiro".

Lula começou sua fala lembrando do início do seu governo, quando tinha claro que precisava de um mascate para ampliar as relações comerciais do país. "Precisava de ir alguém para ir de porta em porta vendendo nossos produtos". Ele falou de iniciativas que foram tomadas e lembrou de uma feira realizada em Dubai, que foi noticiada apenas como gasto de 500 mil dólares do governo. "As vendas da feira somaram 50 milhões e isso não foi noticiado", ressaltou.

Os resultados desta política foram a diversificação e o crescimento do comércio exterior brasileiro. O fluxo comercial aumento tanto com parceiros antigos, como Estados Unidos e Europa, quanto com países que antes representavam uma parte pequena das trocas comerciais do país. "Nosso fluxo comercial com o Mercosul passou de 10 para quase 50 bilhões de dólares. Com a União Europeia foi de 29 para 98,5 bilhões", citou, entre outros dados. "Isso aconteceu por causa de vocês", afirmou ele ressaltando a importância dos empresários para o desenvolvimento do comércio exterior do país.

O presidente da Apex Brasil, Mauricio Borges, foi o anfitrião do evento e a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci também esteve presente ao evento.

RECOMENDADAS PARA VOCÊ