Doe Agora!

Programa Luz Para Todos é exemplo para países africanos

Diretor da Iniciativa África do Instituto Lula comenta política brasileira que virou referência em países no outro lado do Atlântico


Em seu comentário na TVT neste dia 22 de julho, Celso Marcondes, diretor do Instituto Lula responsável pelas relações com a África, falou sobre os programas sociais e as políticas públicas do Brasil. Eles são uma importante referência para os países africanos, que neste século 21 atravessam por um significativo período de desenvolvimento econômico e social.

Marcondes contou que delegações de representantes de governos africanos visitam constantemente o Brasil para conhecer melhor o “Bolsa Família”, o “Programa de Aquisição de Alimentos”, o “Minha Casa, Minha Vida” e outras iniciativas brasileiras decisivas para garantir a diminuição da desigualdade social e erradicação da fome em nosso país.

Ao falar ao “Seu Jornal”, da TVT, o diretor do Instituto Lula falou sobre o “Programa Luz Para Todos”, que levou energia elétrica para mais de 15 milhões de brasileiros.

Ele relatou que os governos de Moçambique e Zâmbia já firmaram acordos de cooperação com o governo brasileiro. E técnicos dos governos de Angola, Quênia, África do Sul, Camarões e Nigéria foram a Brasília para conhecer o programa.

Apenas cerca de 30% da população da chamada África Subsaariana tem energia elétrica em suas casas, o que limita absurdamente suas possibilidades de viver em condições de vida mais digna.

São centenas de milhões de pessoas, a depender das ações dos governos para construir fontes de energia e levar a eletricidade para o interior do continente.

Algumas nações africanas já deram o passo inicial para expandir suas redes elétricas: África do Sul, Botsuana, Nigéria e Uganda possuem Programas de Eletrificação Rural.

Assista ao comentário de Celso Marcondes:

RECOMENDADAS PARA VOCÊ