Doe Agora!

Cartas a Lula: novo site reúne mensagens ao ex-presidente


Cartas a Lula: novo site reúne mensagens ao ex-presidente

Neste domingo (7), foi lançado o Cartas pro Lula, um espaço destinado à publicação de mensagens ao ex-presidente. Na estreia, estão cartas emocionantes de Ana Cañas, Djamila Ribeiro, Frei Betto, Marilena Chauí, Renato Janine Ribeiro, Olívia Byington e Paulo Sérgio Pinheiro. 

"Não há um dia em que eu não me lembre da dor, do constrangimento, do escândalo no Brasil e no mundo de você estar trancafiado numa sala de 15 metros quadrados em Curitiba, enquanto todo o Brasil e nós precisamos tanto de você para fazer face aos horrores da conjuntura do dia a dia", Escreve Paulo Sérgio Pinheiro, relator da ONU e que foi secretário de Estado de Direitos Humanos no governo FHC e membro da Comissão Nacional da Verdade. 

O próprio site Cartas pro Lula também escreve seu recado ao ex-presidente: "Você encontrará nestas páginas alguns velhos amigos, intelectuais e artistas, parceiros de caminhada, lideranças e admiradores. Encontrará, também, se tudo der certo, mensagens enviadas por pessoas que não gostam do PT, que são ou já foram seus adversários, e que exatamente por isso teriam muito a contribuir para a construção do futuro, dialogando sobre temas relevantes com um interlocutor da sua estatura. O único requisito é escrever com civilidade. Sem perder a ternura”.

A data de lançamento foi propositalmente escolhida por três motivos. Além de marcar o aniversário de sua injusta prisão, “neste dia, sua companheira Marisa completaria 69 anos se estivesse viva. Talvez ficasse enciumada com essas cartas. Talvez quisesse, ela mesma, escrever uma carta para publicar aqui. A data é também simbólica por ser o Dia do Jornalista. Curioso notar que, num 7 de abril de 2018, sua prisão deixou a maioria dos jornalistas de cabelo em pé. Muitos acamparam no Sindicato para estarem perto quando você se entregasse. Poucas notícias seriam capazes de se igualar àquela em interesse e repercussão”.

Participe você também: “Um elogio, uma crítica, uma lembrança, uma sugestão... O que você diria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva?”, pergunta a equipe do site recém-lançado em sua página no Facebook

Quer publicar sua mensagem no site? Mande um e-mail para [email protected].

RECOMENDADAS PARA VOCÊ