Doe Agora!

Instituto é indiciado por doações legais


Todas as doações para o Instituto Lula foram legais, formalizadas, documentadas e hoje estão amplamente publicizadas, tanto por iniciativa do Instituto como por seguidos vazamentos à imprensa das quebras de sigilo bancário nos processos envolvendo o ex-presidente Lula. Nenhuma doação ao Instituto jamais foi condicionada a contrapartida ou descontos em planilhas ou "contas correntes informais".

O portal de notícias da Globo informa que, num inquérito concluído na última segunda-feira, a Lava Jato voltou a tentar criminalizar doações legais recebidas pelo Instituto, doações idênticas às doações recebidas por instituições semelhantes no Brasil e que jamais foram investigadas. Cristiano Zanin, advogado de Lula, publicou uma nota na qual diz que a acusação não faz nenhum sentido: “O indiciamento é mais um capítulo do lawfare promovido pela Lava Jato de Curitiba contra o ex-presidente Lula, e não faz nenhum sentido: as doações ao Instituto Lula foram formais, com origem identificada e sem qualquer contrapartida. À época das doações Lula não era agente público e o beneficiário foi o Instituto Lula, instituição que tem por objetivo a preservação de objetos que integram o patrimônio cultural brasileiro e que não se confunde com a pessoa física do ex-presidente”.

Há anos este Instituto vem sendo investigado, já teve seu sigilo bancário quebrado, sua sede invadida, sofreu uma tentativa de estrangulamento financeiro baseada em uma devassa pela Receita Federal – numa operação chefiada por um auditor que posteriormente foi preso por extorsão. No bojo do ataque midiático e judicial contra o projeto de país que Lula representa, o Instituto chegou até mesmo a ser fechado ilegalmente por um juiz. O fechamento foi revertido por um tribunal superior que considerou a sentença do fechamento "impertinente e ilegítima".

O trabalho do Instituto é amplamente publicizado na internet, nas redes sociais e em relatórios completos de atividades . O Instituto realiza debates e aulas públicas, abertas a quem queira participar.

Se você quer saber como ajudar o Instituto, acesse nossa plataforma de financiamento coletivo e doe agora . Se você quer acompanhar as próximas atividades do Instituto Lula, clique aqui e cadastre o Zap do Instituto Lula  na lista de contatos do seu celular.


RECOMENDADAS PARA VOCÊ