Doe Agora!

Acervo Físico

O acervo presidencial reúne livros, cartas, documentos, fotos, vídeos e objetos destinados ao presidente durante o mandato. Uma equipe de profissionais do Departamento de Documentação Histórica da Presidência da República (DDH) cataloga todos os itens e separa o acervo presidencial do acervo pertencente ao Estado brasileiro.

Navegue abaixo entre os nove mil objetos que compõem o acervo de Lula e que estão atualmente em São Bernardo do Campo (a lista não contempla cerca de 400 mil cartas, 15 mil documentos, 12 mil itens multimídia e 9 mil livros).


NAVEGUE

A catalogação do acervo presidencial foi realizada pelos profissionais do Departamento de Documentação Histórica da Presidência da República (DDH).

A GUARDA E PRESERVAÇÃO DO ACERVO

Como galpão ficou fechado de março de 2016 até dezembro de 2017, a higienização e guarda do mateiral ficaram prejudicados. As caixas estão cobertas por poeira e algumas delas mostram sinais de umidade. O Instituto Lula tem responsabilidade estatutária com a manutenção e preservação do acervo e será necessário um trabalho profissional para deixar o acervo em condições de uso e pesquisa.

A catalogação do acervo presidencial foi realizada pelos prossionais do Departamento de Documentação Histórica da Presidência da República (DDH) e é dividido assim:

Constituído por mais de 9 mil livros, revistas e folhetos.

Composto por 9.039 objetos, como esculturas, medalhas, camisetas, bonés, quadros, honrarias, entre outros. Desses objetos, 132 foram classificados como joias e obras de arte pela perícia técnico-científica da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Estado do Paraná.

Composto DVD (Digital Video Disc), DVD-Rom, álbum fotográfico, foto avulsa, totalizando mais de 12 mil itens.

Composto por itens impressos, como relatórios, notas técnicas, textos avulsos, dossiês, panfletos, totalizando mais de 15 mil itens.

Composto por cartas, telegramas, cartão de cumprimento e convite recebidos, com cerca de 400 mil itens.

De acordo com a lei 8.394/91, todo acervo presidencial deve ser preservado pelos ex-presidentes e integram o patrimônio cultural brasileiro. São declarados de interesse público e sujeitos e restrições de venda e alienação sem manifestação expressa da União.

A finalidade da lei está em preservar o patrimônio histórico do Brasil acumulado durante da Presidência da República. Acesse aqui a lei:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8394.htm